Padrão de especialização e competitividade das exportações de Minas Gerais no período 1995-2004

Autores/as

  • Clésio Lourenço Xavier Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Karine Aparecida Obalhe da Silva Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.549

Palabras clave:

Exportação – Minas Gerais, Competitividade – Minas Gerais.

Resumen

O presente trabalho estuda o padrão de especialização das exportações de Minas Gerais e tem como objetivo geral analisar os setores produtivos mais dinâmicos do Estado, bem como compreender a composição da pauta de exportações de Minas Gerais no período de abertura comercial, segundo o cálculo de indicadores de competitividade. Para a análise, utiliza dados do Sistema de Análise das Informações do Comércio Exterior (Alice) e do Standard International Trade Classification (Sitc). Os resultados confirmam a hipótese geral deste trabalho, qual seja: a predominância na pauta de exportação de setores baseados em recursos naturais. Assim, ao observar a intensidade fatorial das exportações do Estado de Minas Gerais, conclui que os setores especializados no comércio internacional são aqueles que apresentam vantagens comparativas convencionais.

Biografía del autor/a

Clésio Lourenço Xavier, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Clesio Lourenco Xavier concluiu o Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP em 2000. É Pesquisador Produtividade em Pesquisa-PQ do CNPq. Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, onde foi Coordenador de Curso de Graduação em Economia no período 2004-2006 e Diretor do Instituto de Economia da UFU no período 2007-2015. Publicou 32 (trinta e dois) artigos em periódicos especializados e 24 trabalhos em Anais de Eventos. Possui 3 livros publicados. Participou de 18 eventos no Brasil. Orientou 3 Teses de Doutorado, 11 Dissertações de Mestrado, além de ter orientado 15 trabalhos de Iniciação Científica e 45 (quarenta e cinco) Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) na área de Economia. Atualmente, orienta 5 alunos do Curso de Doutorado em Economia e 2 Dissertações de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFU, além de participar de 3 projetos de pesquisa. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, Desenvolvimento Econômico e Organização Industrial e Estudos Industriais. Em suas atividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Competitividade, Exportações, Saldo Comercial, Comércio Exterior, Padrões de Especialização, Brasil, América Latina, Panel Data, Comércio Intra-Industrial e Região Nordeste. Recebeu em 2011 o Prêmio como Orientador de Tese de Doutorado da Universidade Federal de Uberlândia concedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, na Grande Área Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes de 2011.

Karine Aparecida Obalhe da Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2000-2004). Mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2005-2007) com a dissertação intitulada: Padrão de especialização e competitividade das exportações de Minas Gerais no período recente. Doutora em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2011-2015) com tese intitulada: "Vantagens Comparativas, Especialização Comercial e Recursos Naturais em Países Selecionados (1980-2012)". Atualmente compõe o quadro efetivo de professores do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Goiás e possui linha de pesquisa em Economia Aplicada. É coordenadora da Pós Graduação em Gestão em Saúde, turma 2016/2017 e membro da Comissão de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás (Representante dos docentes da Pós Graduação Latu Sensu)

Publicado

2017-06-01

Cómo citar

Xavier, C. L., & da Silva, K. A. O. (2017). Padrão de especialização e competitividade das exportações de Minas Gerais no período 1995-2004. Revista Econômica Do Nordeste, 38(4), 563–582. https://doi.org/10.61673/ren.2007.549

Número

Sección

Artigos