Expectativas e percepções quanto ao produto turístico global e integrado da área de proteção ambiental de Jericoacoara

Autores

  • Sandra Maria Monteiro Holanda Banco do Nordeste do Brasil - BNB
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes Universidade de Fortaleza - Unifor

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.596

Palavras-chave:

Qualidade de serviços, Marketing de serviços, Produto turístico global e integrado, Área de proteção ambiental, Jericoacoara.

Resumo

Analisa as expectativas e percepções de seis segmentos de turistas da Área de Proteção Ambiental (APA) de Jericoacoara quanto à oferta de catorze produtos turísticos coerentes com necessidades de proteção ambiental e de valorização da cultura local, que constituem o produto turístico global e integrado da APA, baseado em conceito apresentado por Machín. Realizou-se pesquisa de campo em 2001, utilizando-se como método questionário estruturado. Contemplou 253 respondentes, nacionais e estrangeiros. Constatou-se que a maioria das expectativas de seis segmentos foram elevadas, embora a APA não tenha atendido plenamente à maioria das expectativas de três segmentos. A avaliação dos produtos gerou atendimentos às expectativas e discrepâncias (gaps). O produto que obteve melhor desempenho foi oferta de comida e bebida regionais, na avaliação de cinco segmentos de turistas. A maior freqüência de gaps incidiu sobre o produto Centro de Informações sobre a APA de Jericoacoara: natureza, história, cultura, questões sociais, ambientais, e seus serviços, na avaliação de cinco segmentos de turistas. O estudo evidenciou que os turistas da APA desejam produtos que realcem sua condição de área protegida. Recomenda-se melhorar a oferta do produto turístico global e integrado da APA de Jericoacoara.

Biografia do Autor

Sandra Maria Monteiro Holanda, Banco do Nordeste do Brasil - BNB

Possui Doutorado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (2008), com título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é técnico administrativo - Banco do Nordeste do Brasil S A. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Bancos, atuando na área acadêmica com os seguintes temas: satisfação e lealdade de clientes, pequenas e médias empresas, turismo em área protegida, turismo, área de proteção ambiental, segmentação de mercado e produto turístico.

Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes, Universidade de Fortaleza - Unifor

Danielle Arruda é Doutora em Administração de Empresas pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1992 ), com Mestrado Acadêmico ( DEA ) em Administração pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1987 ), Mestrado Profissionalizante ( DESS ) em Marketing pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice ? França ( 1986 ) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB ( 1985 ). É Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará - UECE, onde atua na área de Administração com ênfase em Marketing.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Holanda, S. M. M., & Arruda Gomes, D. M. de O. (2017). Expectativas e percepções quanto ao produto turístico global e integrado da área de proteção ambiental de Jericoacoara. Revista Econômica Do Nordeste, 37(1), 117–130. https://doi.org/10.61673/ren.2006.596

Edição

Seção

Artigos