Expectativas e percepções quanto ao produto turístico global e integrado da área de proteção ambiental de Jericoacoara
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2006.596Palavras-chave:
Qualidade de serviços, Marketing de serviços, Produto turístico global e integrado, Área de proteção ambiental, Jericoacoara.Resumo
Analisa as expectativas e percepções de seis segmentos de turistas da Área de Proteção Ambiental (APA) de Jericoacoara quanto à oferta de catorze produtos turísticos coerentes com necessidades de proteção ambiental e de valorização da cultura local, que constituem o produto turístico global e integrado da APA, baseado em conceito apresentado por Machín. Realizou-se pesquisa de campo em 2001, utilizando-se como método questionário estruturado. Contemplou 253 respondentes, nacionais e estrangeiros. Constatou-se que a maioria das expectativas de seis segmentos foram elevadas, embora a APA não tenha atendido plenamente à maioria das expectativas de três segmentos. A avaliação dos produtos gerou atendimentos às expectativas e discrepâncias (gaps). O produto que obteve melhor desempenho foi oferta de comida e bebida regionais, na avaliação de cinco segmentos de turistas. A maior freqüência de gaps incidiu sobre o produto Centro de Informações sobre a APA de Jericoacoara: natureza, história, cultura, questões sociais, ambientais, e seus serviços, na avaliação de cinco segmentos de turistas. O estudo evidenciou que os turistas da APA desejam produtos que realcem sua condição de área protegida. Recomenda-se melhorar a oferta do produto turístico global e integrado da APA de Jericoacoara.Downloads
Publicado
2017-06-30
Como Citar
Holanda, S. M. M., & Arruda Gomes, D. M. de O. (2017). Expectativas e percepções quanto ao produto turístico global e integrado da área de proteção ambiental de Jericoacoara. Revista Econômica Do Nordeste, 37(1), 117–130. https://doi.org/10.61673/ren.2006.596
Edição
Seção
Artigos