Análise da competição no mercado de distribuição de gasolina C na região Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2013.70Palavras-chave:
Conduta empresarial, Gasolina C, Distribuidoras, Nordeste.Resumo
Este artigo tem como objetivo avaliar a competição no mercado de distribuição de gasolina C na região Nordeste, no período de janeiro de 2002 a março de 2011. Para tal, utiliza como suporte teórico a Nova Organização Industrial Empírica (NOIE), a partir de um modelo estrutural desenvolvido por Bresnahan (1982) e Lau (1982). Para estimação das equações de demanda e da relação de oferta do modelo, foi utilizado o método dos Mínimos Quadrados em Dois Estágios (MQ2E), em razão da presença de variáveis explicativas endógenas. Os resultados indicam que as distribuidoras de gasolina C não agem como tomadoras de preços. No outro extremo, a hipótese de conluio perfeito entre elas também foi rejeitada. Portanto, as distribuidoras de gasolina C, na região Nordeste, não atuam de forma colusiva e também não agem como tomadoras de preços. Existe uma clara indicação de que o grau de competição no mercado de distribuição de gasolina C do Nordeste está em um nível intermediário entre os extremos competição perfeita e colusão. Adicionalmente, a hipótese de oligopólio de Cournot não pôde ser rejeitada.Downloads
Publicado
2016-04-19
Como Citar
Fernandes, R. A. S., & Braga, M. J. (2016). Análise da competição no mercado de distribuição de gasolina C na região Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 44(2), 573–586. https://doi.org/10.61673/ren.2013.70
Edição
Seção
Artigos