Análise da competição no mercado de distribuição de gasolina C na região Nordeste

Autores

  • Rosangela Aparecida Soares Fernandes Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Marcelo José Braga Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.70

Palavras-chave:

Conduta empresarial, Gasolina C, Distribuidoras, Nordeste.

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a competição no mercado de distribuição de gasolina C na região Nordeste, no período de janeiro de 2002 a março de 2011. Para tal, utiliza como suporte teórico a Nova Organização Industrial Empírica (NOIE), a partir de um modelo estrutural desenvolvido por Bresnahan (1982) e Lau (1982). Para estimação das equações de demanda e da relação de oferta do modelo, foi utilizado o método dos Mínimos Quadrados em Dois Estágios (MQ2E), em razão da presença de variáveis explicativas endógenas. Os resultados indicam que as distribuidoras de gasolina C não agem como tomadoras de preços. No outro extremo, a hipótese de conluio perfeito entre elas também foi rejeitada. Portanto, as distribuidoras de gasolina C, na região Nordeste, não atuam de forma colusiva e também não agem como tomadoras de preços. Existe uma clara indicação de que o grau de competição no mercado de distribuição de gasolina C do Nordeste está em um nível intermediário entre os extremos competição perfeita e colusão. Adicionalmente, a hipótese de oligopólio de Cournot não pôde ser rejeitada.

Biografia do Autor

Rosangela Aparecida Soares Fernandes, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

É Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2010), possui Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2004) . Atualmente, é Professora Adjunta II no Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Campus Mariana. Tem experiência na área de Métodos Quantitativos aplicados à Economia, com ênfase em Microeconomia e Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: poder de mercado, defesa da concorrência e integração por substituição nos mercados agroindustriais.

Marcelo José Braga, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Concluiu o doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1999, e o Pós-Doutorado na University Of California At Davis, UCD, Estados Unidos, em 2004. Atualmente, é Professor Associado da UFV, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da referida instituição e Presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Recebeu 12 prêmios e, ou, homenagens, dentre os quais a de orientador da tese vencedora do Prêmio Edson Potsch Magalhães - concedido à melhor tese de doutorado na área de Economia Rural (SOBER), em 2005, e o Prêmio Rui Miller Paiva pela co-autoria melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural no ano de 2009. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e os temas organização industrial, cooperativas agropecuárias e desenvolvimento rural.

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Publicado

2016-04-19

Como Citar

Fernandes, R. A. S., & Braga, M. J. (2016). Análise da competição no mercado de distribuição de gasolina C na região Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 44(2), 573–586. https://doi.org/10.61673/ren.2013.70

Edição

Seção

Artigos