Arquitetura da produção rural: o conceito de parque agrário e a valorização dos recursos patrimoniais nos perímetros irrigados do Nordeste do Brasil

Authors

  • Luci Merhy Martins Braga Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • André Munhoz de Argollo Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.101

Keywords:

Parque agrário, Arquitetura rural, Recursos hídricos, Patrimônio e desenvolvimento regional.

Abstract

Este estudo apresenta o caso em que o desenvolvimento socioeconômico de uma região modifica a paisagem sendo respaldado por processos sustentáveis que se assentam sobre adequado plano de gestão de recursos hídricos e avançada tecnologia de irrigação e produção agrícola. Trata-se de enxergar os Perímetros Públicos Irrigados existentes da Região Nordeste do Brasil como agentes resultantes e ao mesmo tempo indutores dos processos e dos avanços técnico-científicos da engenharia e da arquitetura, gerando riqueza e importante patrimônio agroindustrial associados. Faz-se uma abordagem dos processos culturais e dos processos produtivos dentro dos perímetros e, propõe-se a uma comparação com os Parques Agrários existentes principalmente no continente europeu, os quais são utilizados também como elementos essenciais em planos de ordenação territorial.

Author Biographies

Luci Merhy Martins Braga, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Proprietária do escritório de projetos - Merito Arte e Técnica, desde 1986, Jundiaí, SP, Brasil. Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP (1983). Mestre em Engenharia Civil - DRH / FEC / UNICAMP (2011). Atualmente cursando doutorado em Engenharia Civil - DRH / FEC / UNICAMP. Tem experiência na área da engenharia que compreende a linha de pesquisa: planejamento regional, patrimônio e paisagem. Integrante da REDE CONPADRE desde 2010.

André Munhoz de Argollo Ferrão, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor Livre Docente do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, da Unicamp. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, Mestre em Engenharia Agrícola pela Feagri-Unicamp, Engenheiro Civil, Arquiteto e Urbanista. Tem experiência nas áreas de engenharia de empreendimentos sutentáveis, com ênfase em tecnologia e gestão de processos, sob o enfoque do "pensamento complexo"; atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e projetos de ordenação territorial, arquitetura rural, patrimônio e paisagem cultural, projeto arquitetônico, técnicas construtivas, materiais alternativos e tecnologia apropriada.

Published

2016-04-27

How to Cite

Braga, L. M. M., & Ferrão, A. M. de A. (2016). Arquitetura da produção rural: o conceito de parque agrário e a valorização dos recursos patrimoniais nos perímetros irrigados do Nordeste do Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 45(2), 101–111. https://doi.org/10.61673/ren.2014.101

Issue

Section

Artigos