UMA ANÁLISE MULTIVARIADA DO PERFIL DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2022.1127Keywords:
UMA ANÁLISE MULTIVARIADA DO PERFIL DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIORAbstract
Nos últimos anos, o mercado de ensino superior no Brasil ganhou forte importância. Por um lado, houve um crescimento da oferta de cursos superiores, mas, por outro lado, a demanda também aumentou, principalmente em função da maior exigência de especialização da mão de obra. Diante disto, o presente trabalho utilizou algumas técnicas multivariadas para entender as principais características dos alunos de graduação. Foi realizado, primeiramente, uma análise de correspondência. Em seguida, utilizou-se de uma análise comparativa qualitativa e análise discriminante, para verificar diferenças entre algumas variáveis sociais dos alunos, quando comparamos instituições públicas e privadas de ensino. Com estas análises, verificou-se que alunos de famílias mais carentes tiveram mais acesso ao ensino superior nos anos mais recentes, e que alunos de instituições privadas possuem preferência por cursos noturnos, talvez por trabalharem durante o dia.