Efeitos da Abertura Comercial e da Liquidez Externa sobre o Crescimento do Setor Agropecuário Brasileiro

Authors

  • Márcia Aparecida de Paiva Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)
  • Marília Fernandes Maciel Gomes Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)
  • Antonio Carvalho Campos Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)
  • João Eustáquio de Lima Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)
  • Elaine Aparecida Fernandes Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.161

Keywords:

Abertura Comercial. Liquidez Externa. Crescimento Agropecuário.

Abstract

O artigo tem como principal objetivo analisar as relações da abertura comercial e da liquidez externa com o crescimento do setor agropecuário, no período de 1990 a 2008 (primeiro trimestre). Está fundamentado na teoria da Contabilidade Nacional/Balanço de Pagamentos, que apresenta as relações existentes entre abertura comercial, liquidez externa e crescimento. O modelo econométrico utilizado baseia-se na metodologia de Autorregressão Vetorial (VAR) Estrutural e dados de série temporal, com o ensejo de deter informações relevantes acerca de acontecimentos políticos e econômicos brasileiros que possam explicar os resultados encontrados. Os resultados mostram que, no geral, o indicador de abertura comercial apresentou efeito positivo sobre o crescimento do setor, impulsionado pelo crescimento das exportações agropecuárias. O aumento das exportações agropecuárias contribuiu para o aumento das reservas internacionais, a redução do risco da dívida externa e a melhoria da condição de liquidez externa brasileira; esses efeitos, combinados, possibilitaram o efeito positivo da liquidez externa brasileira sobre o crescimento do setor agropecuário.

Author Biographies

Márcia Aparecida de Paiva Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestrado em Economia Aplicada pelo Departamento de Economia Rural da UFV. Realizou trabalhos na área de Economia do Agronegócio e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Agronegócio, Comércio Internacional, Contabilidade Nacional e PRONAF. Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Avançado Três Corações, atuando nas áreas de Administração, Agronegócio e Logística. Anteriormente foi assessora técnica da Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e professora de Economia Geral da Faculdade FEAD - Centro de Gestão Empreendedora.

Marília Fernandes Maciel Gomes, Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1989). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, cadeias produtivas agropecuárias, competitividade, medidas não tarifárias e políticas públicas. 

Antonio Carvalho Campos, Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

Possui graduação em Engenharia Agronômica, Diversificação em Economia Rural, pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1969), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1971) e doutorado em Agricultural Economics - Oklahoma State University (1978). Pós-doutorado em Applied General Equilibrium - Purdue University (1990). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Viçosa, onde leciona as disciplinas de Economia Internacional I e II para o Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada e a disciplina de Relações Internacionais para a Graduação. As linhas de pesquisa atualmente desenvolvidas pelo docente contemplam: Políticas Públicas e Desenvolvimento; Competitividade, Integração Econômica, Globalização e Interdependência de Mercados e Cenários Macroeconômicos Internacionais. Na primeira, avalia os aspectos relacionados com a formação, evolução e distribuição da renda, os fatores condicionantes da mudança tecnológica e os efeitos das políticas de intervenção do Estado na atividade econômica. Na segunda, aborda os impactos da formação de acordos regionais de comércio, das negociações multilaterais no âmbito da Organização Mundial do Comércio - OMC, da cooperação internacional no crescimento econômico e as estratégias comerciais brasileiras. Finalmente, na terceira, estuda temas e problemas associados com os efeitos de choques externos, provenientes de variações nas taxas de juros e de câmbio, e, ainda, os efeitos de mudanças nos fluxos internacionais de capital e do investimento direto estrangeiro no Brasil. Foi Técnico-Pesquisador da EMBRAPA, Ministério da Agricultura, lotado na sede do Ministério em Brasília. Atuou como membro efetivo do Ministério da Agricultura junto ao Conselho Interministerial de Preços - CIP. Foi presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Seguridade Social AGROS da UFV e, também, seu Diretor Geral. Assumiu várias posições na administração das atividades acadêmicas na UFV. Na área de integração institucional, coordenou vários convênios de pesquisa entre a UFV e outras instituições brasileiras. Na área de cooperação internacional, foi Coordenador Nacional de Projeto dentro do Programa CAPES/FIPSE, que visa o desenvolvimento de projetos comuns de intercâmbio para a educação superior entre o Brasil e os Estados Unidos da América. Em novembro de 2007, foi empossado como membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, na Cadeira No. 6, patrono Vilfredo Pareto.

João Eustáquio de Lima, Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: produção e emprego agrícola, modernização da agricultura, eficiência na produção agropecuária, mercado de trabalho, avaliação de programas e políticas públicas, retornos dos investimentos em educação. 

Elaine Aparecida Fernandes, Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente, é professora Associada I desta Universidade. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Meio Ambiente e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: degradação ambiental, indicadores ambientais, investimento direto, competitividade e inovação.

Published

2016-06-15

How to Cite

Silva, M. A. de P., Maciel Gomes, M. F., Campos, A. C., de Lima, J. E., & Fernandes, E. A. (2016). Efeitos da Abertura Comercial e da Liquidez Externa sobre o Crescimento do Setor Agropecuário Brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 42(3), 577–596. https://doi.org/10.61673/ren.2011.161

Issue

Section

Artigos