Uma Análise do Insumo-Produto do Setor Lácteo Mineiro

Authors

  • Chrystian Soares Mendes Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)
  • Matheus Wemerson Gomes Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Erly Cardoso Teixeira Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.166

Keywords:

Leite. Minas Gerais. Insumo-produto. Encadeamentos. Multiplicadores.

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar a relevância do setor lácteo na economia mineira por meio do modelo insumo-produto, que permite mensurar os seus principais encadeamentos com os demais setores produtivos por via dos índices de Rasmussen-Hirschman, campos de influência e índices puros de ligação. Além disso, busca verificar os efeitos de variações na demanda final sobre os produtos analisados pelo ângulo dos multiplicadores dos tipos 1 e 2. Desta forma, os resultados corroboram a relevância que o setor de leite tem na economia mineira, que foi considerado um setor-chave, pois apresentou um forte índice de ligação para trás. Além disso, o setor lácteo gerou um impacto positivo indireto tanto no emprego como na renda da economia mineira. Assim, evidencia-se que o setor de leite necessita cada vez menos de mão de obra direta; porém há uma grande demanda indireta de trabalhadores gerados pelo setor. Em suma, observa-se que, cada vez mais, a produção de leite brasileira vem se modernizando, o que lhe permitiu ocupar a sexta posição de maior produtora mundial e o Estado de Minas Gerais como maior produtor do país.

Author Biographies

Chrystian Soares Mendes, Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação tecnológica, Aglomerações Industriais, Crescimento Econômico, Mudanças Climáticas e Métodos quantitativos aplicados. 

Matheus Wemerson Gomes Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2011), Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Integrante do Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia brasileira (PAEG). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atua no curso de Ciências Econômicas e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD-UFMS). Pesquisa principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos, modelos de equilíbrio geral computáveis, econometria, análise estatística multivariada, economia internacional, política agrícola, monetária e tributária.

Erly Cardoso Teixeira, Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1972), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Agricultural Economics - Purdue University (1987). É professor titular da Universidade Federal de Viçosa desde 1989 e membro do Conselho Editorial da Revista de Economia e Sociologia Rural e Revista de Economia e Agronegócio. Foi Chefe do Departamento de Economia Rural (1996-2000) e Presidente da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (Sober) (1997-1999). É Membro Acadêmico Titular da Academia Nacional de Economia (ANE). Coordena o Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira (PAEG). Ministra aulas de Políticas Governamentais Aplicadas ao Agronegócio, na graduação; Política Agrícola e Desenvolvimento, e Modelos de Equilíbrio Geral Computável, na pós-graduação. As áreas de interesse na pesquisa são: política agrícola, crescimento econômico, acordos comerciais. 

Published

2016-06-15

How to Cite

Mendes, C. S., Pereira, M. W. G., & Teixeira, E. C. (2016). Uma Análise do Insumo-Produto do Setor Lácteo Mineiro. Revista Econômica Do Nordeste, 42(3), 489–504. https://doi.org/10.61673/ren.2011.166

Issue

Section

Artigos