Análise de bem-estar para as unidades da federação do Brasil aplicada aos microdados de 2004

Authors

  • Roberta Muniz Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Maurício Vaz Lobo Bittencourt Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.346

Keywords:

Desigualdade. Distribuição de Renda. Bem-Estar Social. Microdados.

Abstract

Compara as distribuições de renda das diversas Unidades da Federação do Brasil para o ano de 2004, a fim de entender como as Unidades da Federação estão definidas em termos de bem-estar social. Para isso, utiliza a método de dominância estocástica, considerando a dominância de primeira e segunda ordem, com maior ênfase na última devido às limitações da primeira. Os resultados mostram que não há nenhuma distribuição que domine em segunda ordem todas as demais. No entanto, apresenta um conjunto eficiência formado por Santa Catarina e pelo Distrito Federal, significando que essas Unidades da Federação são as que possuem uma melhor posição em termos de bem-estar social no ano de 2004 em todo o Brasil. Adicionalmente, obtém um conjunto ineficiente, formado por Roraima, Maranhão e Alagoas, que apresentam os piores resultados em termos de bem-estar social.

Author Biographies

Roberta Muniz, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestranda do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Econômico, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Maurício Vaz Lobo Bittencourt, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1991), mestrado em Economia Agrária pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (1995), mestrado em Economia pela The Ohio State University (2004), e doutorado em Desenvolvimento Econômico e Comércio Internacional pela The Ohio State University (2004). Realizou seu pós-doutorado na The Ohio State University (2013/14). Atualmente é Secretário Executivo da Associação de Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), e é professor associado II no Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde leciona para o curso de graduação em Ciências Econômicas e para a pós-graduação em Desenvolvimento Econômico. Tem experiência na área de economia aplicada, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de preços, teoria do comércio internacional, modelos de equilíbrio geral computáveis, desigualdade de renda e pobreza.

Published

2017-03-21

How to Cite

Muniz, R., & Bittencourt, M. V. L. (2017). Análise de bem-estar para as unidades da federação do Brasil aplicada aos microdados de 2004. Revista Econômica Do Nordeste, 40(1), 185–202. https://doi.org/10.61673/ren.2009.346

Issue

Section

Artigos