Análises da viabilidade econômica de sistemas de aproveitamento de águas pluviais para fins não-potáveis em residências na cidade de João Pessoa – PB

Authors

  • Isabelly Cícera Souza Dias Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Gilson Barbosa Athayde Junior Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Carmem Lucia Moreira Gadelha Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.545

Keywords:

Águas Pluviais – Aproveitamento, Água – Consumo per capita, Água não-potável, Tarifa de Água, Água - Uso Racional.

Abstract

A escassez de água potável é uma das grandes preocupações da humanidade neste século que se inicia. Dessa forma, surge a necessidade de redução do consumo per capita de água. Dentre as ações que promovem o uso racional da água, as tecnológicas parecem ser, na maioria dos casos, as mais recomendadas para reduzir o consumo sem que sejam necessárias mudanças radicais nos hábitos dos usuários. Entre estas, o aproveitamento de água pluvial surge como uma ação de boas perspectivas, pois substitui o uso de água potável onde a qualidade desta não é necessária. A difusão dos sistemas de aproveitamento de água de chuva em residências depende, dentre outras coisas, da viabilidade econômica de suas implantações. Apesar de ser uma proposta bastante atraente ambientalmente, é relevante observar que a substituição da água potável distribuída pelas concessionárias de saneamento por água de chuva em residências só será difundida, caso esta alternativa seja economicamente viável. O objetivo principal deste trabalho é fazer um estudo para a avaliação econômica da implantação de sistemas de aproveitamento de água de chuva em residências unifamiliares em João Pessoa – PB. Os resultados obtidos demonstram que os sistemas analisados são lucrativos, porém são inviáveis economicamente para os padrões socioeconômicos popular e médio de residências no atual cenário de cobrança de tarifas. Já para o padrão socioeconômico alto os sistemas se mostraram viáveis mesmo para as tarifas praticadas na atualidade em João Pessoa.

Author Biographies

Isabelly Cícera Souza Dias, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Engenheira Civil pela Universidade Federal da Paraíba e aluna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal da Paraíba.
Bolsista Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)/ Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Gilson Barbosa Athayde Junior, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Engenharia Civil (Saneamento) - University of Leeds - Reino Unido (1999). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal da Paraíba no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, onde atuou como coordenador do curso de graduação em Engenharia Ambiental (2008-2009), como coordenador do curso de pós-graduação (mestrado) em engenharia urbana e ambiental (2009-2011) e atua como vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (2014-atual). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Lagoas de estabilização, Reservatorios de estabilizacao, Qualidade da Água, Aproveitamento de águas pluviais e Resíduos sólidos.

Carmem Lucia Moreira Gadelha, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1977), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é professor - associado IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Qualidade da Água, Tratamento de Água de Abastecimento e Residuária, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água em bacias hidrográficas, qualidade da água em rede de abastecimento público, impacto de lançamento de carga poluidora em corpos hídricos, tratamento alternativo de água para pequenas comunidades, aproveitamento de água de chuva, análise integrada de qualidade de água bruta e tratada, aplicação de índice de salubridade em aglomerados urbanos, gestão de estuário, monitoramento de áreas impactadas pela presença de lixão, abastecimento de água e recursos hídricos.

Published

2017-06-01

How to Cite

Dias, I. C. S., Athayde Junior, G. B., & Gadelha, C. L. M. (2017). Análises da viabilidade econômica de sistemas de aproveitamento de águas pluviais para fins não-potáveis em residências na cidade de João Pessoa – PB. Revista Econômica Do Nordeste, 38(4), 542–562. https://doi.org/10.61673/ren.2007.545

Issue

Section

Artigos