Relações econômicas do Ceará e os principais setores geradores de emprego e renda na economia no Estado

Authors

  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Joaquim José Martins Guilhoto Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2004.763

Keywords:

Ceará, Insumo-Produto, Estrutura Produtiva, Emprego, Renda.

Abstract

Este artigo tem como objetivo principal a identificação das relações econômicas entre os setores localizados nas regiões Ceará, resto do Nordeste e resto do Brasil no ano de 1999. Para alcançar este objetivo foi construído um modelo inter-regional de insumo-produto, o qual foi submetido às técnicas de insumo-produto, que permitem identificar a interação entre as regiões, os setores-chave de cada uma das regiões e o impacto de variações na demanda sobre o nível de renda e emprego. As conclusões verificadas a partir dos resultados mostram as interações entre as regiões estudadas e as diferenças nas estruturas produtivas de cada uma delas, principalmente do resto do Brasil em relação às demais regiões, indicando a necessidade de políticas de desenvolvimento específicas para cada região.

Author Biographies

Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1996), doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós Doutorado na Universidade da Califórnia - Davis (2015). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará, lecionando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Economia Agrícola, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de políticas públicas, indicadores de sustentabilidade, governança e meio ambiente.

Joaquim José Martins Guilhoto, Universidade de São Paulo - USP

Joaquim José Martins Guilhoto, economista da OCDE, está vinculado ao programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), foi Vice-Diretor da FEA-USP de 2014 a 2016 e Chefe do Departamento de Economia da FEA-USP no período de 2005 a 2009 e 2012 a 2014. Foi Professor Visitante no MIT, Université Paris-Dauphine, Universidade de Lisboa e University of Illinois. Ele recebeu o título de Bacharel em economia pela Universidade de São Paulo em 1981, recebeu também os títulos de M.Sc. (1984) e Ph.D. (1986), ambos em economia, pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA). Anteriormente ele foi Professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo. Trabalha como pesquisador e professor, sendo especialista em análises estruturais de economias internacionais, nacionais e regionais, além de trabalhar com modelagem econômica de impacto e previsão. O instrumental principal de análise refere-se a modelos de insumo-produto e aplicados de equilíbrio geral. Possui mais de 300 trabalhos publicados nacional e internacionalmente na área, incluindo livros, artigos, e capítulos de livros. Tem trabalhado em projetos ligados a empresas do setor público e privado, assim como organizações nacionais e internacionais. Ele é membro, entre outras, da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER), Regional Science Association International (RSAI), International Input Output Association (IIOA), e a Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER). As dissertações de Mestrado e teses de Doutorado defendidas e orientadas pelo Prof. Guilhoto na sua área de pesquisa somam mais de 28.

Published

2017-12-14

How to Cite

Lima, P. V. P. S., & Guilhoto, J. J. M. (2017). Relações econômicas do Ceará e os principais setores geradores de emprego e renda na economia no Estado. Revista Econômica Do Nordeste, 35(1), 111–126. https://doi.org/10.61673/ren.2004.763

Issue

Section

Artigos