Os determinantes da redução da desigualdade espacial no Ceará nas Últimas Décadas

Authors

  • Paulo Araújo Pontes Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.77

Keywords:

Desigualdade Regional, Concentração Econômica

Abstract

Constata que a desigualdade econômica observada entre a Região Metropolitana de Fortaleza e o restante do Estado do Ceará tem sido uma preocupação constante nos planos dos governos estaduais desde a década de 1960. Neste sentido, pretendeu-se que as políticas implementadas funcionassem como forças centrífugas, ou seja, contribuíssem para a desconcentração econômica do estado, sendo um contraponto às externalidades econômicas existentes na RMF e, por consequência, diminuíssem a diferença entre os rendimentos dessas duas regiões. Analisa se o diferencial de rendimentos entre essas duas regiões está diminuindo, utilizando a decomposição de Oaxaca. Os resultados encontrados sugerem que, no período de 1992 a 2009, ocorreu tal redução, sendo possível intensificar esse processo por meio de políticas de incentivo à educação, dado que esse setor constitui um importante fator para a diferença entre os rendimentos regionais.

Author Biography

Paulo Araújo Pontes, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do ceará, política industrial, desenvolvimento regional, estatística e indicadores sociais.

Published

2016-04-19

How to Cite

Pontes, P. A. (2016). Os determinantes da redução da desigualdade espacial no Ceará nas Últimas Décadas. Revista Econômica Do Nordeste, 44(2), 543–556. https://doi.org/10.61673/ren.2013.77

Issue

Section

Artigos