MERCADO RELEVANTE E O EXERCÍCIO DO PODER DE COMPRADOR: UMA ANÁLISE NA CADEIA PRODUTIVA DE CARNE BOVINA BRASILEIRA ENTRE 2004 E 2014

Autores/as

  • Andréia Moreira da Fonseca Boechat Doutora pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • José Luiz Parré Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2018.509

Palabras clave:

Bovinos, Poder de Comprador, Polígonos de Thiessen, Preço

Resumen

A partir da década de 1990, a cadeia produtiva de carne bovina brasileira vem passando por inúmeras mudanças, que fizeram com que as empresas criassem novas estratégias, dentre elas, as fusões e aquisições que ocorrem no setor de abate e que o deixaram mais concentrado, possibilitando que os frigoríficos exerçam poder de comprador via redução do preço pago pelo boi gordo. Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar a existência do exercício do poder de comprador entre frigoríficos e pecuaristas da cadeia produtiva de carne bovina brasileira, e o impacto deste exercício sobre o preço pago pelo boi gordo. Para atingir o objetivo, a metodologia fui dividida em duas etapas: primeiro foi delimitado o mercado relevante pela dimensão geográfica utilizando o conceito multidisciplinar de Polígonos de Thiessen (1911) no qual foram selecionados três mercados com base no número de empresas atuantes, e na sequência foi verificado o comportamento do preço nos mercados escolhidos para identificar o exercício do poder de comprador. Concluindo que existe poder de comprador na cadeia produtiva de carne bovina brasileira, sendo o exercício maior em mercados mais concentrados, via preço mais baixo pago aos pecuaristas pelo boi gordo.

Biografía del autor/a

Andréia Moreira da Fonseca Boechat, Doutora pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar) e do Grupo Educacional kroton, atuando no ensino presencial e à distância. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia industrial, agronegócio, economia do setor público e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: defesa da concorrência, organização industrial, setores agroindustriais e políticas sociais.

José Luiz Parré, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação em Economia (PCE/UEM). Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, desenvolvimento agrícola, economia paranaense, insumo-produto e econometria espacial. Atuou como avaliador institucional e de cursos pelo INEP/MEC. Coordenador do Programa de pós-graduação em Economia da UEM (2006/2008 e 2014/2016). Atua como Consultor do CNPq, da Facepe e da Fundação Araucária. Coordenador do Comitê Assessor da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária-PR (Gestão 2013-2016). É membro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) e da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER).

Publicado

2018-04-11

Cómo citar

Boechat, A. M. da F., & Parré, J. L. (2018). MERCADO RELEVANTE E O EXERCÍCIO DO PODER DE COMPRADOR: UMA ANÁLISE NA CADEIA PRODUTIVA DE CARNE BOVINA BRASILEIRA ENTRE 2004 E 2014. Revista Econômica Do Nordeste, 49(1), 117–131. https://doi.org/10.61673/ren.2018.509

Número

Sección

Artigos