DESEMPENHO ECONÔMICO, ENERGÉTICO E AMBIENTAL NOS SETORES METALÚRGICO E MINERAIS NÃO-METÁLICOS DO BRASIL

Autores/as

  • Hugo Leonardo Carvalho Soares Universidade Federal de Maranhão - UFMA; Universidade Federal da Bahia - UFBA.
  • Henrique Tomé da Costa Mata Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Ciências Econômicas - FCE/UFBA https://orcid.org/0000-0002-5783-7114

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.1054

Palabras clave:

Energia, Meio Ambiente, Insumo-Produto.

Resumen

O desenvolvimento econômico pressupõe disponibilidade de energia, uma vez que a oferta de energia é determinante de crescimento econômico. Choques de petróleo e movimentos ambientais fizeram o uso de energia ganhar relevância técnica, econômica e ambiental em termos de escolhas políticas na gestão sustentável de recursos energéticos. O artigo é parte da dissertação e visou analisar o trade-off no consumo de energia, meio ambiente e crescimento nos setores metalúrgico e minerais não-metálicos no Brasil. A análise foi conduzida com a aplicação do modelo de insumo-produto para dados de relações de produção e consumo da matriz energética e projeções de emissões de GEE sob diferentes cenários de atividade. Esses cenários afetaram o consumo de energia, emprego e emissões de poluentes. Houve reduzido multiplicador setorial de impacto no emprego, mas diferentes dimensões de impactos a depender do tipo de energia e especificidades setoriais.  

Biografía del autor/a

Hugo Leonardo Carvalho Soares, Universidade Federal de Maranhão - UFMA; Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Maranhão e Mestrado em Economia no Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Economia - Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Henrique Tomé da Costa Mata, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Ciências Econômicas - FCE/UFBA

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil (1990), Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil (1990), com estágio supervisionado em administração rural. Tem Mestrado em Ciências Florestal em área de concentração Economia Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil (1993), com dissertação sobre a socioeconomia da demanda de energia residencial em áreas rurais localizadas próximas à indústria de papel e celulose. Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil (2001), com tese sobre teoria econômica e meio ambiente, versando sobre os impactos da poluição industrial na economia brasileira. É professor Associado III na Universidade Federal da Bahia, no Departamento de Economia. Tem experiência no campo da Economia dos Recursos Naturais, Meio Ambiente e Desenvolvimento, com enfoque na pesquisa sobre políticas de desenvolvimento e meio ambiente. Ministra disciplinas de Economia dos Recursos Naturais, Meio Ambiente, Teoria Econômica, Microeconomia e Macroeconomia nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Economia. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (Cursos de Mestrado e Doutorado em Economia) da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Diretor da Faculdade de Economia da UFBA.

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

Soares, H. L. C., & Mata, H. T. da C. (2019). DESEMPENHO ECONÔMICO, ENERGÉTICO E AMBIENTAL NOS SETORES METALÚRGICO E MINERAIS NÃO-METÁLICOS DO BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 50(4), 115–127. https://doi.org/10.61673/ren.2019.1054

Número

Sección

Artigos