Caracterização do segmento de plantas ornamentais de Teófilo Otoni-MG: produção e comercialização

Autores/as

  • Hilton Manoel Dias Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Viviani Silva Lírio Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Ângela Cristina Oliveira Stringheta Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.113

Palabras clave:

Floricultura, Tecnologia, Comercialização, Teófilo Otoni-MG

Resumen

O presente trabalho teve origem a partir de uma ampla pesquisa realizada no segmento de plantas ornamentais de Teófilo Otoni, município no qual se insere uma comunidade rural ligada a essa atividade e altamente dependente da mesma. O objetivo central da pesquisa foi caracterizar esse grupo, tanto pelos aspectos da produção, quanto da comercialização, buscando compreender os espaços para a consolidação de propostas de ação públicas e privadas. Os resultados mostraram a existência de diversos gargalos presentes na parte técnica, reduzido nível de capacitação e padrão de preços aquém do desejado, devido ao baixo valor agregado dos produtos. Além disso, as informações obtidas sobre a organização dos produtores e os procedimentos de comercialização confirmaram amplo espaço de atuação de novas medidas que aprimorem a integração entre os produtores e outros elos da cadeia, como fornecedores, consumidores e instituições locais. A importância dessa pesquisa reside em sua exclusividade, sendo que os estudos para o desenvolvimento da cadeia produtiva de plantas ornamentais de Teófilo Otoni dependerão do correto conhecimento acerca dessa atividade, por parte dos formuladores de políticas públicas e ações privadas preocupados com o desenvolvimento desse município.

Biografía del autor/a

Hilton Manoel Dias Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/Campus GV. Possui Graduação e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV; Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutorando em Economia pela UFJF. Atuou como coordenador de pesquisa e planejamento regional para o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SECTES/MG apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. Interessado em Desenvolvimento Regional, Instituições, Economia Mineira e Políticas Públicas.

Viviani Silva Lírio, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora e Pró-Reitora de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Viçosa da UFV. Pesquisadora do CNPq desde 2009. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) e Doutora em Economia Rural pela UFV (2001). Desde janeiro de 1998, faz parte do corpo docente do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa atuando, também, como orientadora e pesquisadora, prioritariamente nas áreas de Microeconomia do desenvolvimento e Mercados agroindustriais. É parecerista de diferentes periódicos e atua como parecerista Ad-hoc e consultora junto a diferentes instituições como Embrapa, Cia Vale do Rio Doce e FAO.

Ângela Cristina Oliveira Stringheta, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1984) e mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1993). Atualmente é Professora do Departamento de Fitotecnia e Diretora de Cultura da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Paisagismo (História da Arte dos Jardins), atuando principalmente nos seguintes temas: composição estética, elementos de composição de jardins. Foi Secretária da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana biênios: 2008-2009 e 2010-2011. Atualmente trabalha com produção cultural como Diretora de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com vários trabalhos na área de extensão e cultura.

Publicado

2016-05-06

Cómo citar

Ribeiro, H. M. D., Lírio, V. S., & Stringheta, Ângela C. O. (2016). Caracterização do segmento de plantas ornamentais de Teófilo Otoni-MG: produção e comercialização. Revista Econômica Do Nordeste, 45(4), 119–133. https://doi.org/10.61673/ren.2014.113

Número

Sección

Artigos