O PROGRAMA SINAPSE DA INOVAÇÃO COMO BASE PARA A CRIAÇÃO DO PROGRAMA CENTELHA: UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA E RESULTADOS DE SUA APLICAÇÃO NOS ESTADOS DE SANTA CATARINA E ESPÍRITO SANTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1192

Palabras clave:

Inovação, Sinapse da Inovação, Empreendedorismo, Startups

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar o Programa Sinapse da Inovação (PSI), sua metodologia e alguns resultados da sua execução nos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo. Utilizando desdobramentos contemporâneos das teorias acerca da inovação e do empreendedorismo inovador, o PSI faz uso do modelo lean startup ao propor um programa de pré-incubação, que auxilia na criação de empresas inovadoras e no aprofundamento da base institucional de apoio ao empreendedorismo inovador nos Estados em que tem sido implementado. Podem ser apontados como alguns resultados do programa o surgimento de startups inovadoras e com baixa taxa de mortalidade, inclusive premiadas nacional e internacionalmente, a geração de empregos qualificados, o mapeamento de setores locais economicamente promissores, o retorno de investimentos públicos na forma de tributos e o aprofundamento da cultura do empreendedorismo inovador. Outra evidência importante da relevância nacional do PSI é o fato de ter servido de base para o recente surgimento do Programa Centelha, em andamento em 21 Estados brasileiros, promovido pelo MCTIC e pela FINEP.

Biografía del autor/a

Raphael Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Economia pelo Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Espírito Santo. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Robson Grassi, Universidade Federal do Espírito Santo

Economista. Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

2022-04-13

Cómo citar

Almeida, R., & Grassi, R. (2022). O PROGRAMA SINAPSE DA INOVAÇÃO COMO BASE PARA A CRIAÇÃO DO PROGRAMA CENTELHA: UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA E RESULTADOS DE SUA APLICAÇÃO NOS ESTADOS DE SANTA CATARINA E ESPÍRITO SANTO. Revista Econômica Do Nordeste, 53(1), 67–88. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1192

Número

Sección

Artigos