IMPLICAÇÕES DA IMPLANTAÇÃO DA PONTE SALVADOR - ILHA DE ITAPARICA NA DINÂMICA DE CRESCIMENTO URBANO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR

Autores/as

  • André Luís Caldas Viana Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Leonardo Bispo De Jesus Júnior Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Hamilton De Moura Ferreira Júnior Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Henrique Tomé Da Costa Mata Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1216

Palabras clave:

Infraestrutura, SVO, Desconcentração Espacial, Desenvolvimento econômico.

Resumen

O Sistema Viário do Oeste (SVO), cuja principal obra é a construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, consiste em uma intervenção no sistema rodoviário baiano que visa interligar as principais rodovias estaduais e federais que se conectam à capital baiana. A expectativa é que o projeto crie um novo vetor logístico e urbano para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e reequilibre a dinâmica de crescimento urbano da metrópole com o deslocamento do seu centro de gravidade na direção dos municípios de Itaparica e de Vera Cruz e dos territórios do Recôncavo e do Baixo Sul. O objetivo do artigo é justamente discutir o potencial do SVO atender a tal expectativa. Para atingir o objetivo proposto, discute-se a relação entre infraestrutura e desenvolvimento econômico, a situação socioeconômica dos municípios dentro da macroárea de influência do referido projeto e os fatos estilizados sobre movimentos pendulares. Conclui-se que a expectativa do SVO reequilibrar o crescimento urbano da metrópole pode não se concretizar, pois, além da infraestrutura de integração inter e intrarregioal, o fortalecimento de novas centralidades depende de equipamentos públicos, diga-se, infraestrutura social e urbana, que contribuam para atração de investimento produtivo privado.

Biografía del autor/a

André Luís Caldas Viana, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Visconde de Cairú e Bacharel em Economia pela UFBA. Ex-professor Substituto da UFBA, trabalhou com coordenação e gestão de projetos de suporte linguístico na Índia e no Brasil, além de possuir experiência nas áreas Inovação e Competitividade, Sistemas Agrários, Gestão de Agronegócio, Impactos Socioeconômicos e Análise de Projetos.

Leonardo Bispo De Jesus Júnior, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Economia e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFBA. Atualmente é professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, da Faculdade de Economia da UFBA e Pesquisador da Unidade de Estudos Setoriais (UNES-UFBA). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Microeconomia, Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Indústria em Rede, Política Industrial, Instalações Essenciais, Regulação Econômica, Legislação Antitruste e Governança Corporativa.

Hamilton De Moura Ferreira Júnior, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Economia e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professor Associado IV, em regime de dedicação exclusiva, da Faculdade de Economia da UFBA e Coordenador da Unidade de Estudos Setoriais (UNES-UFBA). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: arranjo produtivo local, economia da sáude e economia regional.

Henrique Tomé Da Costa Mata, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Economia Aplicada e Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).  Bacharel em Engenharia Florestal e Licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado III, em regime de dedicação exclusiva, da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Economia, com ênfase Economia dos Recursos Naturais, Meio Ambiente, Teoria Econômica Neoclássica, Microeconomia e Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de desenvolvimento e meio ambiente.

Publicado

2022-12-28

Cómo citar

Caldas Viana, A. L., De Jesus Júnior, L. B., Ferreira Júnior, H. D. M., & Da Costa Mata, H. T. (2022). IMPLICAÇÕES DA IMPLANTAÇÃO DA PONTE SALVADOR - ILHA DE ITAPARICA NA DINÂMICA DE CRESCIMENTO URBANO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR. Revista Econômica Do Nordeste, 53(4), 29–50. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1216

Número

Sección

Artigos