INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DO ARROZ: HIERARQUIZAÇÃO DOS ORIZICULTORES DE SÃO MATEUS DO MARANHÃO, MA, BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1295

Palabras clave:

Agronegócio, Análise de agrupamento, Sistema de produção.

Resumen

Este estudo objetivou identificar e caracterizar os diferentes grupos de orizicultores existentes quanto às características inovativas e tecnológicas no município de São Mateus do Maranhão. Para isto, utilizou-se de estatística multivariada por meio das técnicas de análise fatorial e da análise de agrupamento, após o tratamento dos dados obtidos por meio da aplicação de questionários junto aos produtores, a fim de obter grupos semelhantes quanto às estruturas produtivas. Foram identificados três grupos distintos de produtores, o primeiro tem como característica a baixa intensidade tecnológica (Cluster 1), o segundo média intensidade tecnológica (Cluster 2), e o terceiro grupo consiste de baixa intensidade tecnológica e alta em manejo (Cluster 3). Assim, conclui-se, por meio da análise de agrupamento que o Cluster 2, foi o grupo que mais se diferenciou positivamente em relação ao demais, apresentando melhores características inovativas e tecnológicas, constituído principalmente por médios produtores detentores de maior capacidade produtiva.

Biografía del autor/a

Uelson Serra Garcia, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão (2015), mestrado em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (Área de concentração: Sustentabilidade e Competitividade dos Sistemas Agroindustriais). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, FAPEMA, atuando no desenvolvimento tecnológico da Rizipiscicultura na Baixada Maranhense e no Sistema de Integração, Lavoura, Pecuária, Floresta (iLPF), com ênfase principalmente em Ciência do Solo e Análise Econômica. Professor Substituto do Departamento de Economia Rural, da Universidade Estadual do Maranhão.

Alcido Elenor Wander, Embrapa Arroz e Feijão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Kassel (Alemanha, 1996), mestrado em Ciências Agrárias dos Trópicos e Subtrópicos pela Georg August Universität Göttingen (Alemanha, 1998) e doutorado em Ciências Agrárias (Concentração: Economia Agrícola) pela Georg August Universität Göttingen (Alemanha, 2002). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), professor dos Programas de Pós-Graduação em Agronegócio (Universidade Federal de Goiás - UFG) e Desenvolvimento Regional (Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA). É Coordenador Científico da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) Gestão 2019-2021. É membro do Conselho Consultivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), do Conselho Superior do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, viabilidade econômica, agronegócio, políticas públicas e desenvolvimento regional.

Luciano Cavalcante Muniz, Universidade Estadual do Maranhão

Administrador de Empresa e Engenheiro Agrônomo, com Mestrado em Agronegócio e Doutorado em Ciência Animal pela UFG, ambos na área de Integração Lavoura e Pecuária, com ênfase em Agronegócio e Produção Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC, Integração lavoura pecuária floresta, sustentabilidade na agropecuária, sistema de produção Integrado, planejamento e administração rural e economia Rural. Professor adjunto IV do departamento de economia rural e credenciado no programa de pós-graduação em Agricultura e Ambiente na Universidade Estadual do Maranhão e credenciado no Mestrado PROFINIT (Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação), UFMA. Representante da UEMA no grupo gestor ABC do Maranhão. Coordenador do controle patrimonial, logística e digitalização do núcleo de tecnologia para educação - UEMANET.

Cleyzer Adrian Cunha, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2005), Pós-Doutor em Economia pela EESP/FGV (2011). Atualmente é Professor Associado de Teoria Econômica e Ex-Coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (2009/2011). Desenvolve trabalhos relacionados aos temas: Macroeconomia, NEI, Análise de Preços Agrícolas e Comercialização e Econometria e professor e vice-coordenador do Mestrado em Agronegócio da Escola de Agronomia. Também é vice-coordenador do Mestrado em Economia da FACE. Desenvolve pesquisas junto com EMBRAPA/CNPAF no tocante a avaliação de transferência tecnológica do cultivo do feijão e arroz no cerrado.

Publicado

2022-12-28

Cómo citar

Garcia, U. S., Wander, A. E., Muniz, L. C., & Cunha, C. A. (2022). INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DO ARROZ: HIERARQUIZAÇÃO DOS ORIZICULTORES DE SÃO MATEUS DO MARANHÃO, MA, BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 53(4), 69–85. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1295

Número

Sección

Artigos