FUNÇÃO DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA TÉCNICA DA AGROPECUÁRIA CEARENSE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1303

Palabras clave:

Agricultura, Eficiência, Fronteira de produção estocástica.

Resumen

Existe o entendimento entre os pesquisadores da importância de incrementar a produtividade da agropecuária no Ceará e de como o aumento desta produtividade está diretamente associado a alocação dos fatores de produção, para tanto, é necessário a realização de mais estudos sobre os efeitos dos fatores de produção sobre os retornos produtivos para identificar em quais municípios são mais significativos. Nesse sentido, este trabalho objetiva realizar a análise dos fatores de produção, quanto à eficiência técnica e a heterogeneidade tecnológica da agropecuária de 115 dos estabelecimentos rurais dos municípios cearenses. Os dados são secundários, compilados do Censo Agropecuário de 2017. Como instrumento de análise utiliza-se o modelo de fronteira de produção estocástica em sua forma funcional Cobb-Douglas admitindo ineficiência técnica. Com base nos resultados, conclui-se que os municípios cearenses apresentaram baixa eficiência técnica e forte heterogeneidade tecnológica, enquanto os fatores de produção mais importantes para o aumento produtivo foram à tecnologia poupadora de terra, pessoal ocupado e capital. Em conclusão final, constata-se que a agropecuária do Ceará é mais intensiva em insumos de produção e mão de obra e que a adoção de tecnologias de irrigação atuou na diminuição da ineficiência técnica.

Biografía del autor/a

Alana Teles Luna, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, com atuação majoritária no Departamento de Economia Agrícola.

Edward Martins Costa, Universidade Federal do Ceará

Professor Doutor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Economia Rural - PPGER/UFC.

Robério Telmo Campos, Universidade Federal do Ceará

Professor Doutor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nas áreas de Administração Rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agrícolas, sob os pontos de vista privado, econômico e social, assim como nas áreas de risco e de capacidade de pagamento por água bruta em perímetros irrigados do Nordeste.

Helson Gomes de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Ciências Econômicas (URCA); Mestre em Economia Rural (PPGER - UFC); Doutorando em Economia Aplicada (PPGE - UFPB). Atua na área de Economia com ênfase em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia.

Thyena Karen Magalhães Dias, Universidade Feral do Ceará

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2016), Mestra em Economia Rural (PPGER-UFC) e Doutoranda em Economia Rural (PPGER - UFC).

Publicado

2022-04-13

Cómo citar

Teles Luna, A., Martins Costa, E., Telmo Campos, R., Gomes de Souza, H., & Magalhães Dias, T. K. (2022). FUNÇÃO DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA TÉCNICA DA AGROPECUÁRIA CEARENSE. Revista Econômica Do Nordeste, 53(1), 89–104. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1303

Número

Sección

Artigos