Proposta de concessão para aeroportos regionais explorando potenciais econômicos locais
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2021.1318Palabras clave:
Aeroporto Regional. Concessão. Cadeias de valor.Resumen
Atualmente, os aeroportos estão passando por um período de transição para se tornarem, modelos de negócios, em busca de menores custos e maiores receitas, sendo muito poucos aqueles que são lucrativos. O objetivo é mostrar uma metodologia para a criação de um programa de consolidação comercial de um aeroporto que seja deficitário, em uma região com grande potencial econômico, por meio de uma concessão que, além de garantir a sustentabilidade fiscal, implemente crescimento econômico local e crie mais empregos. A metodologia compara o cenário atual com um alternativo, em que são implementados programas territoriais baseados nas principais cadeias de valor de uma região e nas experiências bem-sucedidas de outras infraestruturas de transporte semelhantes, para então, após calcular os novos fluxos de tráfego, receitas aeroportuárias e multiplicadores fiscais, fazer-se a análise custo-benefício dos fluxos fiscais e financeiros e verificar se foi alcançada a sustentabilidade. Esse método foi aplicado para o Aeroporto de Petrolina que faz parte da sexta rodada de concessões, deficitário de 2013 a 2018, mostrando que é possível negociar concessões de forma mais lucrativa para a sociedade e, paralelamente, contribuir para um maior desenvolvimento econômico de uma região, criando mais empregos.