EFEITOS DA COVID-19 NA ECONOMIA DA CULTURA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2022.1324Palabras clave:
Cultura, modelos de insumo-produto, entretenimento e artes performáticasResumen
O artigo busca caracterizar o setor cultural brasileiro e mensurar, por meio de modelo de Insumo-Produto, os impactos da Covid-19 na economia da cultura no Brasil, considerando que o cenário de Covid-19 tem causado impacto significativo no setor, mais enfaticamente no consumo de cultura fora do domicílio. Para tanto, recorre-se aos dados da Síntese do Indicadores e Informações Culturais do IBGE (2019), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc/IBGE) de 2019, das Contas Nacionais do IBGE. Entre os resultados principais, destacam-se: a paralisação total das atividades artísticas, criativas e de espetáculos por cinco meses geraria uma queda de 21,2% no valor bruto da produção do próprio setor (no ano) e de 0,17% na economia (no ano); em termos monetários, o impacto da paralisação da prestação de serviços artísticos e culturais fora do domicílio seria de queda de R$ 18,5 bilhões no valor da produção da economia. Esse impacto implica que, para cada R$ 1 a menos no setor, tem-se R$ 1,6 a menos na economia. Destarte, o trabalha busca enfatizar que, além das perdas sociais e simbólicas da paralisação do setor cultural no Brasil, existe um impacto econômico que afeta a economia como um todo.