COMMODITIES AGRÍCOLAS: CAOS NO MERCADO BRASILEIRO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1341

Palabras clave:

Commodities, Caos, Não-linearidade, Teste BDS, Expoente de Lyapunov.

Resumen

O Brasil tem se apresentado no cenário internacional como grande produtor e exportador de commodities. Após verificar que há uma carência com respeito a trabalhos de investigação da presença do caos na série de preços das commodities comercializadas no mercado brasileiro, surgiu a motivação para a realização deste trabalho, que tem por objetivo analisar o comportamento das séries de preços das commodities quanto a presença de caos. Para alcançar este objetivo foram realizados os cálculos do teste BDS e do maior expoente de Lyapunov, utilizando o software R, aplicados às séries temporais do logaritmo dos preços diários e aos resíduos dos modelos ARMA (p,q) e EGARCH (p,q), em Real e em Dólar americano, das seguintes commodities: boi, café, açúcar, frango, soja e milho. Ao final, conclui-se que não há presença de comportamento caótico nas séries temporais analisadas.

Biografía del autor/a

Antonio Marcos Bezerra, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Mestrado Acadêmico em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federeal do Ceará (UFC) e especialização lato sensu em Docência Universitária pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Paulo Sergio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduado em Administração (UFSM), Mestre em Engenharia de Produção (UFSM) e Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas do Centro de Ciências Sociais da UFSM.

Publicado

2022-11-14

Cómo citar

Bezerra, A. M., & Ceretta, P. S. (2022). COMMODITIES AGRÍCOLAS: CAOS NO MERCADO BRASILEIRO. Revista Econômica Do Nordeste, 53(3), 104–122. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1341

Número

Sección

Artigos