DETERMINANTES DA DECISÃO DE CURSAR O ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE PARA OS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2022.1347Palabras clave:
Ensino Superior, Capital Humano, Escolha Ocupacional,Resumen
Este estudo contribui para o entendimento das desigualdades educacionais no Brasil ao analisar os determinantes da decisão dos alunos de cursar o ensino superior no Brasil. Para tanto, foi explorado um conjunto de dados de características dos alunos e das escolas do terceiro ano do ensino médio construído a partir dos microdados da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar, PeNSE (IBGE, 2015). Os resultados mostram que a pretensão de cursar o ensino superior é mais elevada para alunos do gênero feminino, de cor branca e amarela, com menos de 18 anos e cuja mãe têm ensino médio completo. O papel do gênero e da idade são importantes para os alunos da escola pública, enquanto se revelam mais significativos para os alunos da rede privada os determinantes correlacionados com a renda do domicílio – acesso à internet, escolaridade da mãe e cor. Adicionalmente, são analisados os fatores relacionados aos planos futuros dos alunos. Têm maior probabilidade de somente trabalhar os alunos homens, que moram somente com a mãe, cujas mães não têm ensino médio completo e sem acesso à internet. Aqueles que trabalham, moram em área urbana ou de médio risco têm menor chance de planejar somente estudar.