PERSISTENCE IN SHOCKS OF ELECTRIC POWER SUPPLY CONTINUITY INDICATORS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1353

Palabras clave:

Integração Fracionária, Confiabilidade, Celg-D

Resumen

Os indicadores de continuidade do fornecimento de energia elétrica são utilizados para verificar a confiabilidade da distribuição de energia. Este artigo analisa a persistência aos choques nos indicadores de continuidade do fornecimento de energia elétrica dos conjuntos de unidades consumidoras de uma das maiores distribuidoras do setor elétrico brasileiro, a Celg-D. É utilizada uma das técnicas de long-range dependence em dados semanais para analisar o grau de persistência das séries em diferentes conjuntos. Os resultados indicam que há diferença na ordem de integração fracionária, dependendo do tipo de série, duração ou frequência e do conjunto elétrico envolvido. Apesar de ser um estudo específico, este trabalho tem validade empírica, pois a sua contribuição está alicerçada em dois pilares: i) na metodologia aplicada ao entendimento dos indicadores de continuidade na análise da qualidade da energia fornecida; e ii) ao acesso aos microdados, o que permitiu resultados, até então, não observado na literatura. Também são derivadas as implicações políticas dos resultados.

Biografía del autor/a

Viviane Pires Ribeiro, Universidade de Brasília

Doutoranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECO) da Universidade de Brasília (UnB), Mestra em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECON) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFG. Linha de pesquisa em Economia Agrícola/Meio Ambiente e Economia Aplicada com ênfase em Séries de Tempo, Economia da Energia e Economia do Agronegócio

Eliana Kiyomi Adati Senju, Enel Goiás

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1997) e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Atualmente é economista da Celg Distribuição S.A. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, Economia Monetária e Fiscal, Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: política agrícola, nova economia institucional e regulação econômica nas distribuidoras de energia elétrica.

 

Waldemiro Alcântara da Silva Neto, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECON/UFG)

Economista, graduado pela Universidade Estadual de Londrina - PR (2004), Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá - PR (2007), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo - USP (2011), Pós-Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2019). Professor Associado nível I na Universidade Federal de Goiás - UFG, atua como docente de economia na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas da Universidade Federal de Goiás - FACE/UFG. Ainda é coordenador e professor efetivo no Mestrado em Economia (Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGECON) da FACE/UFG . Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, principalmente nos seguintes temas: Séries de Tempo, Economia da Energia e Economia do Agronegócio e Comercialização Agrícola. Na graduação leciona Economia do Agronegócio, Comercialização Agropecuária e Princípios de Economia.

Sandro Eduardo Monsueto, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECON/UFG)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR - 2003) e Doutorado em Economia pela Universidad Autónoma de Madrid (2008). Tem experiência na área de Economia do Trabalho e Estatísticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade de salários, mobilidade ocupacional, e qualidade das ocupações. Atua também nas linhas de Economia da Educação (evasão e desempenho). Docente pesquisador do curso de graduação em ciências econômicas, do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE) e do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGADM), todos da FACE/UFG. É líder do Grupo de Pesquisa LAM - Laboratório de Análise de Microdados da FACE.

Descargas

Publicado

2022-12-28

Cómo citar

Ribeiro, V. P., Senju, E. K. A., Neto, W. A. da S., & Monsueto, S. E. (2022). PERSISTENCE IN SHOCKS OF ELECTRIC POWER SUPPLY CONTINUITY INDICATORS. Revista Econômica Do Nordeste, 53(4), 105–124. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1353

Número

Sección

Artigos