MERCADOS INSTITUCIONAIS E AGRICULTURA FAMILIAR: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NA REGIÃO DO BAIXO AMAZONAS.
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2022.1382Palabras clave:
Programas Sociais, Mercados Agrícolas, Agricultores Familiares, Amazônia.Resumen
Além da produção de alimentos que abastece os mercados locais, a participação dos agricultores familiares nos mercados institucionais, constitui um importante incremento de renda para o desenvolvimento desses pequenos agricultores. Com isso, as políticas públicas tornam-se essenciais para subsidiar esse recorte, que vem sendo preterido em relação à produção de grãos para exportação. Nesse sentido, a pesquisa tem o objetivo analisar as políticas públicas de inclusão produtiva do Programa de Aquisição de Alimento (PAA), no Baixo Amazonas. A metodologia utilizada foi de cunho exploratório, onde foram realizadas revisões bibliográficas para o atingimento do objetivo proposto. Com base nas informações obtidas, observou-se que a participação dos municípios nesses programas de incentivo e fortalecimento da AF, ainda é insipiente e com baixa adesão dos municípios que compõe essa região. Verificou-se, que dos treze municípios da região do Baixo Amazonas, apenas seis registram alguma atividade referente ao PAA, com intermediação de órgãos assistenciais para compra de alimentos diretamente do agricultor familiar. Destarte, o apoio na institucionalização desse mercado, através do engajamento dos municípios no PAA, possibilitaria uma maior comercialização dos produtos, dinamizando a economia local e regional, e, ainda, contribuindo no incentivo ao desenvolvimento do associativismo e cooperativismo.