Determinantes das Desigualdades Salariais nas Macrorregiões Brasileiras: Uma Análise para o Período 2001 – 2006

Autores/as

  • Mércia Santos da Cruz Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Flávio Ataliba Barreto Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Loraine Menêses dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Keynis Cândido de Souto Universidade Federal de Roraima - UFRR

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.160

Palabras clave:

Desigualdade. Macrorregiões. Metodologia de Decomposição em Nível.

Resumen

Estuda os determinantes do crescimento da renda do trabalho, em cada macrorregião do país, pela metodologia de decomposição proposta por Fields (2002). Usando dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (PNAD) para o período 2001-2006, a decomposição mostra que a variável educação constitui-se como a mais importante determinante da desigualdade de renda salarial para todas as macrorregiões do país. Entretanto, nota-se a queda contínua da participação desta variável na explicação da desigualdade em todas as regiões. Por outro lado, a idade e o gênero dos entrevistados vêm apresentando crescimento como fator determinante na explicação da desigualdade salarial, principalmente no Nordeste e no Norte. Em ordem de importância, têm-se o indicador de formalidade e a variável que determina a sindicalização. Destaca-se que, no Nordeste, a importância de os trabalhadores serem formalizados em seus empregos vem-se mostrando significante, porém decrescente

Biografía del autor/a

Mércia Santos da Cruz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é professor adjunta II da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em mercado de trabalho, educação e economia da saúde.

Flávio Ataliba Barreto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1995) e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1997). É Pós-Doutor em Economia pela Universidade de Harward (2002) e Universidade Técnica de Lisboa (2006). Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Economia Aplicada (DEA) e do Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC). É coordenador do grupo de pesquisa em desenvolvimento econômico reunido no Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP). Participa do programa Cátedras do IPEA para o Desenvolvimento com a Càtedra Josué de Castro. Atualmente é pesquisador nível II, produtividade em pesquisa, do CNPq.

Loraine Menêses dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (2004) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (Campus I) (2007). Atualmente é assistente 1 da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho, atuando principalmente no seguinte tema: reestruturação produtiva, terciarização, nordeste.

Keynis Cândido de Souto, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Keynis Cândido de Souto é Professora de Macroeconomia da Universidade Federal de Roraima, é Doutora em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais - CEDEPLAR (2014), é mestre em Engenharia de Produção na área de Gerência da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Concluiu a graduação em Economia na Universidade Federal da Paraíba em 2004. Foi pesquisadora do programa de iniciação cientifica de 2001 a 2004, atuando principalmente nos seguintes temas: economia industrial, economia agrícola e competitividade. Foi professora substituta da Unidade Acadêmica de Economia da UFCG (Campina Grande) em 2006.

Publicado

2016-06-15

Cómo citar

da Cruz, M. S., Barreto, F. A., dos Santos, L. M., & de Souto, K. C. (2016). Determinantes das Desigualdades Salariais nas Macrorregiões Brasileiras: Uma Análise para o Período 2001 – 2006. Revista Econômica Do Nordeste, 42(3), 551–576. https://doi.org/10.61673/ren.2011.160

Número

Sección

Artigos