Gastos Públicos Municipais e Educação Fundamental na Paraíba: Uma Avaliação usando DEA
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2011.163Palabras clave:
Educação Fundamental. Índice de Eficiência. Gastos Públicos. DEA.Resumen
Parte da constatação de que o esforço de universalização do ensino fundamental no Brasil foi seguido por sérios questionamentos sobre a qualidade dos serviços prestados. E que, apesar da oportunidade e da importância de se debater o tema, seja pela relevância da educação, seja pela preocupação com a eficiência pública, as discussões ainda carecem de indicadores objetivos que permitam avaliar concretamente a situação. Nesse contexto, o artigo propõe um índice de eficiência e qualidade dos gastos públicos em educação e o aplica para os municípios do Estado da Paraíba. Para tanto, usa a metodologia Data Envelopment Analysis (DEA), com o intuito de verificar quais as cidades mais e menos eficientes na oferta do serviço educacional. Os resultados permitem concluir que os municípios menores são os que apresentam pior situação e que os grandes centros do Estado aparentam influenciar positivamente a performance dos vizinhos.