Gastos Públicos Municipais e Educação Fundamental na Paraíba: Uma Avaliação usando DEA

Autores/as

  • Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Carlos Eduardo Gasparini Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.163

Palabras clave:

Educação Fundamental. Índice de Eficiência. Gastos Públicos. DEA.

Resumen

Parte da constatação de que o esforço de universalização do ensino fundamental no Brasil foi seguido por sérios questionamentos sobre a qualidade dos serviços prestados. E que, apesar da oportunidade e da importância de se debater o tema, seja pela relevância da educação, seja pela preocupação com a eficiência pública, as discussões ainda carecem de indicadores objetivos que permitam avaliar concretamente a situação. Nesse contexto, o artigo propõe um índice de eficiência e qualidade dos gastos públicos em educação e o aplica para os municípios do Estado da Paraíba. Para tanto, usa a metodologia Data Envelopment Analysis (DEA), com o intuito de verificar quais as cidades mais e menos eficientes na oferta do serviço educacional. Os resultados permitem concluir que os municípios menores são os que apresentam pior situação e que os grandes centros do Estado aparentam influenciar positivamente a performance dos vizinhos.

Biografía del autor/a

Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Aléssio Tony C. Almeida é professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba, atuando na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada e em Economia do Setor Público. Possui formação em nível de graduação em Economia (UFPB, 2009) e em Sistemas em Telecomunicações (IFPB, 2007), com mestrado e doutorado em Economia (PPGE-UFPB, 2010 e 2014). Sua pesquisa se concentra nas áreas de Economia da Educação, Saúde, Setor Público, Microeconomia Aplicada e Finanças. Sua tese foi ganhadora do 35º Prêmio BNDES de Economia, categoria Doutorado, em 2015. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, assim como uma série de artigos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais.

Carlos Eduardo Gasparini, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Carlos Eduardo Gasparini concluiu o doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2003. Atualmente é Analista de Planejamento e Orçamento (APO) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG, onde atua como Coordenador de Estudos Fiscais - COEST/CGMAC/SEAFI/SOF. Possui vários trabalhos publicados em periódicos especializados, anais de eventos e como capítulos de livros. Orientou dissertações de mestrado, monografias de curso de especialização, trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso na área de Economia. Recebeu 2 prêmios acadêmicos. Atua na área de Economia, com ênfase em Finanças Públicas, Orçamento e Federalismo Fiscal. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes são: Federalismo Fiscal, Descentralização Fiscal, Eficiência, Análise de Envoltória de Dados (DEA - Data Envelopment Analysis), Educação, Saúde, Renda, Déficit relativo de serviços e Desenvolvimento Econômico.

Publicado

2016-06-15

Cómo citar

de Almeida, A. T. C., & Gasparini, C. E. (2016). Gastos Públicos Municipais e Educação Fundamental na Paraíba: Uma Avaliação usando DEA. Revista Econômica Do Nordeste, 42(3), 621–640. https://doi.org/10.61673/ren.2011.163

Número

Sección

Artigos