MODELAGEM DA DEMANDA DE COMBUSTÍVEL NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DOS VEÍCULOS FLEX

Autores/as

  • Cinthia Cabral da Costa Pesquisadora. Embrapa Instrumentação.
  • Heloisa Lee Burnquist Professora da ESALQ/USP.
  • Maurício Jorge Pinto de Souza Professor da FEARP/USP (in memoriam).
  • Constanza Valdes Agricultural Economist, ERS, United States Department of Agriculture.

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.164

Palabras clave:

Biocombustível, demanda de combustível, veículos flex

Resumen

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da expansão dos veículos flex na frota de veículos leves no Brasil sobre a demanda dos diferentes tipos de combustíveis utilizados na mesma: etanol hidratado e gasolina. O estudo inclui uma análise crítica das estimativas anteriores de demanda de combustíveis no Brasil de modo a explicar a importância da presente estimativa, incluindo os dados mais recentes possíveis. Os resultados indicam que a demanda por etanol hidratado é elástica em relação aos preços, tanto do próprio combustível quanto preço cruzado da gasolina; que a demanda preço da gasolina é inelástica a ambos os preços e; que a renda tem um efeito positivo e significativo sobre a demanda de gasolina, mas tem efeito negativo sobre a demanda de etanol hidratado. Estes resultados podem orientar a formulação de políticas para impulsionar o consumo de biocombustíveis no Brasil, considerando que, nos últimos anos, o mercado de etanol hidratado tem se mantido estagnado devido a distorções introduzidas pelas políticas do governo brasileiro.

Biografía del autor/a

Cinthia Cabral da Costa, Pesquisadora. Embrapa Instrumentação.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2004). Foi pesquisadora sênior do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacional - ICONE (2005-2008), onde atuou principalmente em estudos técnicos sobre as negociações do Brasil na Rodada Doha da OMC. Foi professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos (2008-2010). Atualmente é pesquisadora da Embrapa Instrumentação. Possui publicações no Brasil e no exterior entre artigos em revistas científicas e congressos; capítulos de livros e outros. Atuou junto a vários projetos financiados por instituições nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional e com energia combustível, principalmente etanol. Os principais instrumentais de análise com que têm experiência são: modelagem econômica de equilíbrio parcial; modelos de insumo-produto e econometria de séries temporais e de dados em painel.

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Publicado

2017-12-21

Cómo citar

Costa, C. C. da, Burnquist, H. L., Souza, M. J. P. de, & Valdes, C. (2017). MODELAGEM DA DEMANDA DE COMBUSTÍVEL NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DOS VEÍCULOS FLEX. Revista Econômica Do Nordeste, 48(3), 113–127. https://doi.org/10.61673/ren.2017.164

Número

Sección

Artigos