Efeitos de Políticas sobre a Competitividade e Eficiência da Cadeia Produtiva de Biodiesel de Dendê na Região do Baixo Sul da Bahia

Autores/as

  • Geovânia Silva de Sousa Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Mônica de Moura Pires Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Patrícia Lopes Rosado Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.170

Palabras clave:

Biodiesel. Lucratividade Social. Lucratividade Privada.

Resumen

Analisa a eficiência e a competitividade da produção de biodiesel de dendê produzido na região do Baixo Sul da Bahia. Adota a Matriz de Análise Política (MAP) como instrumento de análise econômica das medidas de políticas sobre a competitividade e lucratividade e das divergências e falhas observadas no mercado sob os pontos de vista social e privado. Os resultados obtidos demonstram que a produção desse biocombustível apresenta potencial de expansão, é eficiente e competitivo pela ótica analisada. Muito embora os resultados econômicos sejam positivos, verifica-se que há necessidade de medidas que atuem em setores estratégicos da cadeia produtiva, principalmente nas etapas de produção da matéria-prima.

Biografía del autor/a

Geovânia Silva de Sousa, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Geovânia Silva de Sousa, graduada em Ciências Econômicas (2006) pela Universidade Estadual de Santa Cruz, mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2010) pela Universidade Estadual de Santa Cruz, com a dissertação Análise macroeconômica e ambiental dos efeitos gerados pela instalação de unidades de produção de biodiesel a partir do uso de dendê como matéria-prima; e doutorado em Economia Aplicada na Universidade Federal de Viçosa, com a tese Políticas Climáticas, Crescimento Econômico e Bem-estar: uma abordagem dinâmica. Suas publicações são na área de Economia Agrária, e dos Recursos Naturais.

Mônica de Moura Pires, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1989), mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1995), com menção honrosa pela Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural pela dissertação intitulada Perspectivas de expansão da produção de grãos em Minas Gerais no contexto de liberalização de mercados, doutora em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2001), Pós-doutorado em Modelagem econômica pelo Colegio Postgraduados, Campus Montecillo, Texcoco, México. Desde agosto de 1999 é professora efetiva da Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente é professora pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciências Econômicas (DCEC). Subgerente de Pesquisa da UESC 2001-2002 e 2003-2004. Ministra a matéria Teoria Microeconômica no curso de graduação em Ciências Econômicas e Economia dos Recursos Naturais e Meio Ambiente no curso de mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA) e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Coordenou o Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas da UESC 2012-2014, Vice-coordenadora do mestrado a partir de 2014. Experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Rural, Regional, Desenvolvimento e Economia dos Recursos Naturais. Orienta trabalhos de graduação e iniciação científica em Ciências Econômicas e no mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Os trabalhos de iniciação científica de 2005, 2008 e 2009 receberam prêmio na área de Ciências Sociais Aplicadas da UESC. Em 2010 como orientadora de monografia recebeu a premiação de 3o. lugar no concurso Prêmio de Monografia economista Jairo Simões do Conselho Regional de Economia, Seção Bahia. Foi consultora na Cooperação Técnica Brasil e Haiti na área de economia rural em 2009. Coordena o acordo de cooperação técnico-científica entre a Universidade de Gembloux na Bélgica e a UESC, na área de desenvolvimento rural, desde 2010 e entre a UESC e Universidade de Oviedo na Espanha. Participou da Missão Cooperação Brasil - Guatemala em 2011, na capacitação técnica em economia agrícola, na área de comercialização de frutas. Participou da Diretoria da Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010-2012, 2012-2014.

Patrícia Lopes Rosado, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1993), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: hortaliças orgânicas, estudo de mercado, perfil do consumidor, seringueira e análise de co-integração.

Publicado

2016-06-15

Cómo citar

de Sousa, G. S., Pires, M. de M., & Rosado, P. L. (2016). Efeitos de Políticas sobre a Competitividade e Eficiência da Cadeia Produtiva de Biodiesel de Dendê na Região do Baixo Sul da Bahia. Revista Econômica Do Nordeste, 42(4), 827–842. https://doi.org/10.61673/ren.2011.170

Número

Sección

Artigos