ASPECTOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS DA MITILICULTURA NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DE SANTA CATARINA E PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE NO NORDESTE BRASILEIRO, ESPECIALMENTE NO CEARÁ

Autores/as

  • Marco Antonio Igarashi Universidade Federal do Ceará
  • José Jarbas Studart Gurgel Universidade Federal do Ceará
  • José Wilson Galdino Galdino Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2001.1820

Palabras clave:

Mexilhões, Desenvolvimento, Economia, Nordeste, Produção, Renda

Resumen

Este trabalho atualiza as informações através das revisões do desenvolvimento técnicoeconômico do cultivo de mexilhão, baseado principalmente sob as informações nacionais providas pelos especialistas e instituições relacionadas. Especificamente as revisões demonstram as perspectivas da produção comercial, assim como os principais meios para o desenvolvimento técnico-econômico do cultivo de mexilhões. Os resultados demonstram que são necessários programas experimentais para o desenvolvimento de técnicas básicas para a produção de mexilhões no Estado do Ceará. A partir da perspectiva econômica e da experiência de Santa Catarina, estado do Brasil detentor de uma substancial indústria de mexilhões, conclui que, se o cultivo de mexilhões for implantado no Ceará, poderá apresentar oportunidades para o avanço econômico das comunidades costeiras com a geração de emprego e lucros em moedas estrangeiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Antonio Igarashi, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Aqüicultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Engenharia de Pesca - Nihon University (1989) e doutorado em Engenharia de Pesca - Kitasato University (1992). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará a disposição do Ministério da Pesca e Aquicultura. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aqüicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultivo de lagosta Panulirus argus e P. laevicauda, cultivo de camarão marinho Litopenaeus vannamei e cultivo de peixes. 

José Wilson Galdino Galdino, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1977); Licenciado em Engenharia de Pesca pela UFC (1998); Especialização em Tecnologia do Pescado, pela FAO/SUDEPE/ UFRPE (1979); Especialização em Métodos Quantitativos em Planejamento, pelo CETREDE/UFC (1982); Mestrado em Economia Rural pela UFC (1995) e, Doutorado em Educação pela UFC (2010). Aposentado da UFC. Atualmente ocupa a função de Professor Adjunto III, do Centro Universitário Estácio do Ceará, Estácio/FIC e Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Primeiro Coordenador de Extensão da Universidade(Federal) da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(UNILAB). Tem experiência nas áreas de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Extensão Pesqueira, atuando principalmente nos seguintes temas: extensão pesqueira, pesca artesanal, associativismo/cooperativismo, educação popular e movimentos sociais em comunidades litorâneas.

Publicado

2023-09-05

Cómo citar

Igarashi, M. A., Gurgel, J. J. S., & Galdino, J. W. G. (2023). ASPECTOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS DA MITILICULTURA NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DE SANTA CATARINA E PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE NO NORDESTE BRASILEIRO, ESPECIALMENTE NO CEARÁ. Revista Econômica Do Nordeste, 32(2), 166–174. https://doi.org/10.61673/ren.2001.1820

Número

Sección

Artigos