ALGUNS ASPECTOS DO MERCADO EXTERNO AÇUCAREIRO E A INSERÇÃO BRASILEIRA NESTE MERCADO

Autores/as

  • Pery Francisco Assis Shikida Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Carlos Jose Caetano Bacha Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-2956-9017

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.2007

Palabras clave:

Açúcar, Comércio Internacional, Exportação, Concorrência, Brasil-Nordeste

Resumen

Discute os principais aspectos do mercado externo açucareiro e da posição brasileira nesse mercado. Ênfase especial é dada à análise das transformações que têm caracterizado o mercado externo açucareiro nos últimos anos. Como conclusão deste conclui que o comércio externo, para o açúcar calórico (sacarose), dificilmente apresentará boas perspectivas — salvo breves períodos de "bolhas de euforia". Isto devido, basicamente, ao fenômeno de concorrência e de complementariedade impostas pelos sucedâneos do açúcar e à disponibilidade deste produto no mercado externo. O açúcar não-calórico, ainda em fase de pesquisas, poderá revolucionar o comércio açucareiro, com possível recuperação de mercado

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pery Francisco Assis Shikida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Economia pela UFMG (1989), mestrado em Economia Agrária pela ESALQ/USP (1992) e doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (1997). Pós-doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas/SP (2009). Foi Visiting Scholar na Kaiserslautern Universität/Alemanha (2000 e 2005) e University of Wisconsin/Estados Unidos (2010); Professor Visitante na Università Politecnica delle Marche/Itália (2013), Universidade de Évora/Portugal (2015), Universidad de la Rioja/Espanha (2016), Universitatea Babes Bolyai/Romênia (2016), Universidad Nacional de Asunción/Paraguay (2018) e Universidad Nacional de Canindeyú/Paraguay (2020). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), atuando no Curso de Economia, Programa de Mestrado em Economia e no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) (Gestão 2019-2021, reeleito para 2021-2023). Foi membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), quadriênio 03/2019 a 05/2023. Relator do Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária (2020-2023). Conselheiro Científico Titular da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. Tem experiência na área do Agronegócio e Desenvolvimento Regional, atuando nos seguintes temas: agroenergia, agroindústria canavieira, cadeias produtivas, cenários econômicos e economia do crime. 

Carlos Jose Caetano Bacha , Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1988) e pós-doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign no período de 2000/01. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas agrícolas e florestais, desenvolvimento setorial e mercados de produtos florestais.

Publicado

1999-07-30

Cómo citar

Shikida, P. F. A., & Bacha , C. J. C. (1999). ALGUNS ASPECTOS DO MERCADO EXTERNO AÇUCAREIRO E A INSERÇÃO BRASILEIRA NESTE MERCADO. Revista Econômica Do Nordeste, 30(3), 372–385. https://doi.org/10.61673/ren.1999.2007

Número

Sección

Artigos