UMA PROPOSTA DE POLÍTICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O NORDESTE

Autores/as

  • João de Aquino Limaverde Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1998.2046

Palabras clave:

Desenvolvimento do Nordeste Brasileiro, Política Regional, Ciência e Tecnologia, Brasil-Nordeste

Resumen

Abre a discussão, no âmbito da Região Nordeste do Brasil, do modelo de seu desenvolvimento. Parte do pressuposto de que o Brasil está iniciando novo ciclo de crescimento econômico e que as forças de mercado direcionarão esse crescimento para as regiões Sul e Sudeste, se nada for feito. Propõe a criação de uma grande base de capacitação em “ciência e tecnologia” com vista a se tornar em forte argumento de atração de capitais para a Região. Sugere o estabelecimento de uma “política regional de ciência e tecnologia” centrada em ações de capacitação da Região em cérebros e infra-estrutura de laboratórios. Subsidiariamente, propõe direcionar os trabalhos de pesquisa para os temas de interesse das cadeias produtivas regionais e para aqueles voltados para as vocações produtivas dos Estados. Ao final sugere a criação de um “fundo regional de desenvolvimento científico e tecnológico”, como forma de viabilizar os recursos financeiros para a execução da política proposta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João de Aquino Limaverde, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

Mestre em Ciência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Geólogo pela Universidade Federal de Pernambuco; Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará e em Economia pela Universidade de Fortaleza; Consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA)

Publicado

1998-12-29

Cómo citar

Limaverde, J. de A. (1998). UMA PROPOSTA DE POLÍTICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O NORDESTE. Revista Econômica Do Nordeste, 29(4), 469–479. https://doi.org/10.61673/ren.1998.2046

Número

Sección

Artigos