Uma aplicação da teoria da base exportadora ao caso nordestino

Autores/as

  • Andréia do Egito Lins Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Joao Policarpo Rodrigues Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Maria Fernanda Gatto Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.205

Palabras clave:

Teoria da Base Exportadora. Economia Regional. Economia Nordestina.

Resumen

Este trabalho tem como referência espacial a região Nordeste do Brasil e como referência temporal os anos de 2000, 2003 e 2006. Seu objeto é fazer uma avaliação sobre as relações entre atividades produtivas voltadas para as exportações extrarregionais e as atividades endógenas que visam ao mercado interno da região. O seu conteúdo envolve um levantamento do contexto exportador recente da economia nordestina e a aplicação de instrumentos de análise regional visando testar o impacto dos setores de exportação nesta economia. A partir da evolução recente dos valores encontrados para o multiplicador de emprego (1,5679 para 2000, 1,5828 para 2003 e 1,5858 para 2006), verifica que os impactos dos setores exportadores na região Nordeste têm alcançado resultados satisfatórios, indicando uma tendência de diversificação na estrutura das atividades produtivas e uma maior integração desta para com os mercados interno e externo, o que resulta em uma influência positiva das exportações extrarregião na criação de empregos no Nordeste brasileiro.

Biografía del autor/a

Andréia do Egito Lins, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Joao Policarpo Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado em Economia - University of London (1988). Pós-doutorado na University of North London (2000). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, Nordeste do Brasil, agroindústria canavieira, arranjos produtivos, desenvolvimento local e economia regional.

Maria Fernanda Gatto, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Econômicas (UFPE). É professora do Departamento de Economia, da Universidade Federal de Pernambuco, Recife e Tutora do PET Economia UFPE. Atua principalmente nas seguintes áreas/temas: história do pensamento econômico, história econômica, economia criativa, economia de Pernambuco, economia brasileira. 

Publicado

2016-11-17

Cómo citar

Lins, A. do E., Rodrigues Lima, J. P., & Gatto, M. F. (2016). Uma aplicação da teoria da base exportadora ao caso nordestino. Revista Econômica Do Nordeste, 43(1), 9–32. https://doi.org/10.61673/ren.2012.205

Número

Sección

Artigos