Investimentos em infraestrutura no Nordeste: projeções de impacto e perspectivas de desenvolvimento

Autores/as

  • Edson Paulo Domingues Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Heder Carlos de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Francisca Diana Ferreira Viana Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.247

Palabras clave:

Economia Regional. Desigualdade Regional. Infraestrutura. Equilíbrio Geral Computável.

Resumen

O artigo analisa um conjunto de simulações de programas de infraestrutura (Saneamento, Habitação, Recursos Hídricos, Rodovias e Energia Elétrica) na região Nordeste do Brasil, anunciados pelo governo federal no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a partir de um modelo de equilíbrio geral computável inter-regional. Os resultados indicam o impacto potencial destes projetos para a região, assim como alguns condicionantes que limitam a internalização desses ganhos.

Biografía del autor/a

Edson Paulo Domingues, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Associado do Departamento de Ciências Econômicas; Pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) ? Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais (ABER). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq) e Bolsista do Programa Pesquisador Mineira (PPM-Fapemig). Coordena o Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFMG. Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995), mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998) e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (2002), com Doutorado-sanduíche na Universidade de Illinois Urbana-Champaign (2000-01). Tem experiência na área de Economia Aplicada, com ênfase em modelos de equilíbrio geral computável, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional, economia do meio ambiente, mudanças climáticas, e políticas comerciais e tributárias. Parecerista da Papers in Regional Science, Energy Economics, Energy Policy, Climate Policy, Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, Revista de Economia e Sociologia Rural, Pesquisa e Planejamento Econômico, Nova Economia e Estudos Econômicos.

Heder Carlos de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Ciencias Economicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período de Visiting Scholar no Centre of Policy Studies/Monash University - Australia. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Análise Espacial e Economia Regional e Urbana e Modelos de Equilibrio Geral Computavel.

Francisca Diana Ferreira Viana, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (2006) e Doutorado em Economia (2010) pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto e do Programa de Mestrado em Economia Aplicada do Departamento de Ciências Econômica e Gerenciais (DECEG/UFOP), atuando também como colaboradora do Departamento de Gestão Pública do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFOP). É coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social (NEPEDES) e Subcoordenadora de Ensino e Extensão do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar de Minas Gerais (CECANE/UFOP). Tem como áreas de interesse: Economia Internacional, com ênfase em relações comerciais, Economia Regional, com ênfase em Desenvolvimento Local, Economia do Turismo, Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Publicado

2016-11-17

Cómo citar

Domingues, E. P., de Oliveira, H. C., & Viana, F. D. F. (2016). Investimentos em infraestrutura no Nordeste: projeções de impacto e perspectivas de desenvolvimento. Revista Econômica Do Nordeste, 43(3), 405–426. https://doi.org/10.61673/ren.2012.247

Número

Sección

Artigos