A economia solidária e a experiência das costureiras de coité-pedreiras

Autores/as

  • Margarida Maria Feliciano de Lima Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Carlos Américo Leite Moreira Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.303

Palabras clave:

Economia Solidária. Desenvolvimento. Nordeste.

Resumen

Tem por objeto de estudo o projeto de economia solidária “Apoio ao Grupo Solidário de Costureiras de Coité-Pedreiras”, apoiado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR), que atende projetos sociais e é administrado pelo Banco do Nordeste do Brasil. Usa como método a trajetória do projeto de economia solidária dentro do Banco do Nordeste, relatando entrevistas realizadas com os atores envolvidos na experiência. Apresenta os seguintes resultados do projeto: acesso ao crédito, oportunidade de primeiro emprego, qualificação de mão-de-obra para o mercado, ganho de dignidade, ocupação e renda, dentre outros pontos. Tais resultados, não exaustivos, indicam a necessidade de estudos complementares sobre a aplicabilidade de recursos do FDR e seus efeitos perante a sociedade.

Biografía del autor/a

Margarida Maria Feliciano de Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Ceará(1986) e especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA pela Universidade Federal do Ceará(1993). Atualmente é Membro de corpo editorial da Revista Econômica do Nordeste e ASSESSORA do Banco do Nordeste do Brasil S/A. Atuando principalmente nos seguintes temas:Desenvolvimento Regional, economia solidária, Fundos de Desenvolvimento.

Carlos Américo Leite Moreira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Economia pela Universidade de Paris XIII (2000). Pós-doutorado em Economia Política Internacional pela Université de Montréal (2012). Professor e Pesquisador do Departamento de Teoria Econômica e do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, com produção científica nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Economia Política Internacional e Economia Brasileira Contemporânea. Membro associado do Centre d?Études sur l?Integration et la Mondialisation (CEIM) da Université du Quebéc à Montréal.

Publicado

2017-03-24

Cómo citar

de Lima, M. M. F., & Moreira, C. A. L. (2017). A economia solidária e a experiência das costureiras de coité-pedreiras. Revista Econômica Do Nordeste, 41(2), 213–226. https://doi.org/10.61673/ren.2010.303

Número

Sección

Artigos