Industrialização, conflitos regionais e burguesia compradora periférica no Brasil (1930-1964)

Autores/as

  • Francisco Pereira de Farias Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.322

Palabras clave:

Burguesias no Espaço Regional. Centro-Periferia no Brasil. Burguesia Compradora Periférica.

Resumen

Responde como se dá a relação centro-periferia no Brasil do período de industrialização (1930-64), dos pontos de vista econômico e político. No plano econômico, apresenta quatro fontes de conflitos regionais. A primeira delas é a contraposição entre o capital industrial dominante no centro econômico e o capital comercial preponderante na periferia nacional; a segunda, a oposição da indústria do centro econômico nacional e a da periferia; a terceira, o seccionamento regional no interior do capital mercantil; e a quarta, a tensão entre o bloco mercantil-industrial da região polo e o das áreas periféricas. Na perspectiva da hegemonia política, afirma que, apesar do imperialismo econômico (por via de mercado), não há, nas relações das burguesias do centro e da periferia, uma situação de imperialismo político (por via de políticas do Estado). Finalmente, analisa a burguesia compradora no Nordeste, destacando os estados de Pernambuco e Piauí, com a intenção de afastar um padrão analítico tradicional que superestima o peso da propriedade fundiária na formação social dessa região brasileira. A metodologia empregada consiste basicamente na consulta a trabalhos monográficos sobre a economia e a política no Brasil e Nordeste no referido período.

Biografía del autor/a

Francisco Pereira de Farias, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em Ciência Política (1999) e doutorado em Ciência Política (2010) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Práticas Políticas, com ênfase em Conflitos e Coalizões Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: política brasileira, hegemonia política, clientelismo político, política de esquerda.

Publicado

2017-03-24

Cómo citar

de Farias, F. P. (2017). Industrialização, conflitos regionais e burguesia compradora periférica no Brasil (1930-1964). Revista Econômica Do Nordeste, 41(3), 543–556. https://doi.org/10.61673/ren.2010.322

Número

Sección

Artigos