Inserção do Brasil no mercado mundial de castanha de caju no período de 1990 a 2005
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2009.343Palabras clave:
Competitividade. Castanha de Caju. Inserção Internacional.Resumen
O presente trabalho analisa a inserção do País no mercado internacional de castanha de caju, em face de seus principais concorrentes, bem como determina a influência dos principais fatores responsáveis pelo crescimento das exportações brasileiras de castanha. Para isso, utiliza indicadores de competitividade selecionados como o Índice de Posição Relativa e o método de Constant-Market-Share. Pela análise dos indicadores, concluiu que, apesar do crescimento das exportações, o país tem apresentado dificuldades para competir com seus principais concorrentes, sobretudo com o Vietnã. Pela análise de Constant-Market-Share, conclui que o crescimento das exportações nacionais ficou condicionado à expansão do mercado externo e dos principais mercados de destino do produto brasileiro, já que a competitividade atuou no sentido de limitar o crescimento do setorDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-03-21
Cómo citar
de Mendonça, T. G., Lirio, V. S., Gomes, M. F. M., & Campos, A. C. (2017). Inserção do Brasil no mercado mundial de castanha de caju no período de 1990 a 2005. Revista Econômica Do Nordeste, 40(1), 133–152. https://doi.org/10.61673/ren.2009.343
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2009 Talles Girardi de Mendonça, Viviani Silva Lirio, Marília Fernandes Maciel Gomes, Antônio Carvalho Campos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.




