INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA E VAZAMENTO DE RECURSOS: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA

Autores/as

  • Filipe Morais Cangussu Pessoa Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Marcelo José Braga Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2018.349

Palabras clave:

vazamento de recursos, intermediação financeira, vetores autorregressivos espaciais

Resumen

O presente trabalho analisa a existência de vazamento de recursos entre os estados brasileiros por meio da atuação da intermediação financeira, embasado em um enfoque Pós-Keynesiano. Constrói-se duas variáveis com as suas respectivas defasagens espaciais, quais sejam, “vazamento de recursos” (VAZ) e “índice de preferência de liquidez dos bancos” (IPLB).  Aplica-se um modelo de Vetores Autorregressivos Estruturais Espaciais (SpVAR) a cada um dos estados brasileiros para se identificar transbordamentos de recursos e estima-se funções de impulso resposta (FIR) para captar o impacto e a direção destes transbordamentos. A principal conclusão do estudo é de que há um canal de transmissão entre o IPLB e o VAZ por meio da intermediação financeira, no sentido de que choques sobre o IPLB aumentam o vazamento de recursos e tal efeito é predominante em estados das regiões Norte e Nordeste. Ademais, tal efeito se mostrou presente em termos espaciais por meio dos efeitos “Push-In” e “Push-Out”. Ou seja, os estados são capazes de afetar seus vizinhos e são afetados por estes.

Biografía del autor/a

Filipe Morais Cangussu Pessoa, Instituto Federal de Brasília - IFB

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Atualmente é economista do Instituto Federal de Brasília.

Marcelo José Braga, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Concluiu o doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1999, e o Pós-Doutorado na University Of California At Davis, UCD, Estados Unidos, em 2004. Atualmente, é Professor Titular da UFV, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da referida instituição, Presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER e membro do Conselho Editorial do periódico Agribusiness: An International Journal. Recebeu 12 prêmios e, ou, homenagens, dentre os quais a de orientador da tese vencedora do Prêmio Edson Potsch Magalhães - concedido à melhor tese de doutorado na área de Economia Rural (SOBER), em 2005, e o Prêmio Rui Miller Paiva pela co-autoria melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural no ano de 2009. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e os temas organização industrial, cooperativas agropecuárias e desenvolvimento rural.

Publicado

2018-04-11

Cómo citar

Pessoa, F. M. C., & Braga, M. J. (2018). INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA E VAZAMENTO DE RECURSOS: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA. Revista Econômica Do Nordeste, 49(1), 25–44. https://doi.org/10.61673/ren.2018.349

Número

Sección

Artigos