Indústria e desenvolvimento em Sergipe

Autores/as

  • Ricardo Oliveira Lacerda de Melo Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Josué Modesto dos Passos Subrinho Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
  • Cid Olival Feitosa Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.355

Palabras clave:

Sergipe. Indústria. Desenvolvimento.

Resumen

Este artigo tem os seguintes objetivos: analisar a origem e o desenvolvimento da indústria em Sergipe, desde a formação do complexo econômico sergipano, no século XIX, até as perspectivas de retomada dos investimentos industriais nos últimos dois anos; articular as mudanças na dinâmica do setor industrial sergipano com as transformações da economia nacional e do lugar de Sergipe nas economias do Brasil e do Nordeste; analisar a evolução do setor industrial sergipano nos marcos do complexo primário exportador do século XIX, o desenvolvimento industrial do século XX, desde o deslocamento do centro dinâmico em direção às atividades voltadas para o mercado interno na década de 1930, passando pelo surgimento da Nova Indústria Nordestina incentivada pela SUDENE, nos anos 1960 e 1970 e, ainda no século XX, refletir sobre o impulso do setor industrial sergipano com a implantação dos investimentos do II PND maturados nos anos 1980. Constata que nos anos 1990, a abertura comercial e a reestruturação industrial põem por terra o principal projeto estruturador do estado de Sergipe, o pólo cloroquímico. Conclui que nos anos mais recentes, já no século XXI, o setor industrial voltou a conhecer uma certa dinâmica de crescimento, embalado pelos empreendimentos incentivados pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

Biografía del autor/a

Ricardo Oliveira Lacerda de Melo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Política Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi pró-reitor de administração da Universidade Federal de Sergipe (1992-1996), presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão do Estado de Sergipe (2007-2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe e assessor econômico do Governo de Sergipe. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: sergipe, desenvolvimento regional, arranjo produtivo local, cadeias produtivas e desenvolvimento.

Josué Modesto dos Passos Subrinho, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (1977), tem Mestrado(1983) e Doutorado(1992) em Ciência Econômica pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Reitor Pró-Tempore da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu - Paraná. Professor associado da Universidade Federal de Sergipe, tem experiência no ensino e na pesquisa nas áreas da Economia Regional, Educação Superior e História Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, história econômica de Sergipe, ensino superior em Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, ensino superior brasileiro, ensino superior na América Latina.

Cid Olival Feitosa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2001); Especialização em Desenvolvimento Econômico Local pela UFS (2004); Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007 e 2011). Agraciado com o XII Prêmio BNB de Desenvolvimento Regional, Categoria Universitário, no ano 2008, pela dissertação sobre a economia sergipana. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, economia regional, economia urbana, economia brasileira, economia política.

Publicado

2017-03-21

Cómo citar

de Melo, R. O. L., Subrinho, J. M. dos P., & Feitosa, C. O. (2017). Indústria e desenvolvimento em Sergipe. Revista Econômica Do Nordeste, 40(2), 331–344. https://doi.org/10.61673/ren.2009.355

Número

Sección

Artigos