Degradação ambiental e condições socioecômicas do município de Vitória do Mearim – Maranhão

Autores/as

  • Jose Policarpo Costa Neto Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Rachel Torquato Fernandes Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • José de Jesus Sousa Lemos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Evandro Ferreira das Chagas Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.460

Palabras clave:

Agroecologia. Desenvolvimento Sustentável. Pobreza Rural. Preservação dos Recursos Naturais.

Resumen

Este estudo, avalia o atual estágio de preservação e de degradação dos sistemas agronômicos, bem como as condições socioeconômicas da população rural no município de Vitória do Mearim, no Estado do Maranhão, tentando identificar possíveis fatores responsáveis por essa dinâmica. Foram selecionados 14 povoados, em diferentes localidades de Vitória do Mearim, para garantir a representatividade da amostra composta por 136 famílias. A pesquisa foi realizada no período de fevereiro a dezembro de 2004. Os resultados revelam baixos padrões de qualidade de vida na zona rural do município e forte pressão antrópica sobre a terra. Como resultado, há a redução da capacidade produtiva das terras, baixo nível de renda e baixo padrão de qualidade de vida das famílias, aprofundando-se, então, os níveis de pobreza no meio rural. Para romper o ciclo de pobreza e reduzirem-se os níveis de degradação dos recursos naturais, são necessários o incremento das atividades rurais com novas tecnologias e a ênfase na agricultura de base ecológica, incluindo pesquisa, educação ambiental, assistência técnica e extensão rural.

Biografía del autor/a

Jose Policarpo Costa Neto, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará(1967), especialização em Programação Agrícola pelo Comissão Econômica Para A América Latina Instituto Latino Americano de Plan(1969), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará(1973) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo(1990). Atualmente é Adjunto 4 da Universidade Federal do Maranhão e Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Limnologia, Tanques de Cultivo de Peixes, Ecotecnologia, Conteúdo de Calor em Tanques de Aquicultura, Balanço Térmico em Tanques de Aquicultura e Peixes.

Rachel Torquato Fernandes, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (1988), mestrado em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2005) e atualmente é doutoranda em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Unesp. É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura sustentável, degradação dos recursos naturais, recomposição de vegetação ciliar e arranjo produtivo do mel.

José de Jesus Sousa Lemos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Maranhense de Paricatiua, povoado do município de Bequimão, Maranhão. Engenheiro Agronomo pela atual Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém Pará. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais. Pos-Doutor em Economia dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente pela Universidade da California, Riverside, California, USA. Foi Pesquisador da EMBRAPA em Belém do Pará. Foi Professor Visitante (Visiting Scholar) na Universidade da California, Riverside, California, USA em 1994/1995. Ajudou na criação e na implantação do Curso de Mestrado em Agroeocologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em 1996 onde orientor seis Dissertações já defendidas e aprovadas. Articulista aos sabados do Jornal O Imparcial de São Luis, Maranhão, desde abril de 2004 tendo publicado mais de 600 textos inéditos. Foi Secretario de Assuntos Estratégicos e de Agricultura do Estado do Maranhão entre 2005 e 2006. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Ceará, mediante concurso público realizado em junho de 2015 tendo apresentado, além de toda a documentação pertinente, e defendido a Tese sob Título: "Pobreza e Vulnerabilidades Induzidas no Nordeste e no Semiárido Brasileiro". Coordenador do Laboratorio do Semiárido (LabSar) que criou em maio de 2014. Ganhador da Medalha do "Mérito Timbira" em dezembro de 2006. A maior condecoração conceida pelo Governo do Estado do Maranhão. Recebeu a condecoração de "Economista Emérito" pelo Conselho Regional de Economia do Maranhão (CORECON-MA) em dezembro de 2006 e Engenheiro do Ano de 2006 pelo CREA-MA. Orientou a Dissertação de Mestrado da Estudante Thelma Alves Simplicio ganhou o Prêmio de "Honra ao Mérito" Entre as Melhores do ano de 1986. Titulo do Trabalho: "CARACTERIZAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE BRASILEIRO". Resultado que pode ser conferido no link: http://sober.org.br/?op=paginas&tipo=pagina&secao=8&pagina=77 Teve Tese de Doutorado em Economia Rural recebido o Premio de Melhor Tese defendida nos Centros de Pos-Graduação do Brasil em 1984. Título: "Análise espectral de ciclos de comércio agrícola do Brasil".

Evandro Ferreira das Chagas, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui graduação em Agronomia pela Escola de Agronomia da Amazônia (1966), Mestrado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultor Luiz de Queiroz/ESALQ (1973) e Doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultor Luiz de Queiroz/ESALQ (1980). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: oryza sativa, tibraca limbativentris, resistencia, antibiose e climatologia.

Publicado

2017-03-29

Cómo citar

Costa Neto, J. P., Fernandes, R. T., Sousa Lemos, J. de J., & das Chagas, E. F. (2017). Degradação ambiental e condições socioecômicas do município de Vitória do Mearim – Maranhão. Revista Econômica Do Nordeste, 39(2), 306–327. https://doi.org/10.61673/ren.2008.460

Número

Sección

Artigos