Será possível um crescimento regional independente? uma abordagem utilizando vetores auto-regressivos

Autores/as

  • Felipe Lacerda Diniz Leroy Fundação João Pinheiro - FJP
  • José Márcio dos Santos Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.478

Palabras clave:

Crescimento Econômico Regional, Modelagem VAR.

Resumen

O crescimento econômico de um país é desejado por todos os agentes econômicos. O governo vem constantemente implementando políticas macroeconômicas na busca do “tão esperado crescimento”. Não obstante, atesta-se a existência da implementação de políticas regionais patrocinadas pelos estados como forma de superar a imobilidade federal. Este estudo procura avaliar a existência de interdependência econômica entre estados em relação aos impactos proporcionados pelo crescimento interno destes. Para tanto, realizou-se uma abordagem empírica, levando em consideração a inter-relação econômica de três estados da região Nordeste: Bahia, Ceará e Pernambuco. O instrumento de análise está baseado na estimação de um vetor auto-regressivo para o Produto Industrial Estadual. O principal objetivo é identificar se há uma transmissão de crescimento entre os estados, ou seja, se há ou não independência entre as economias dos estados.

Descargas

Biografía del autor/a

Felipe Lacerda Diniz Leroy, Fundação João Pinheiro - FJP

Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - CEDEPLAR-UFMG (2013) e Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Professor Adjunto II do Grupo Ibmec Educacional e Pesquisador da Fundação João Pinheiro - Departamento de Estudos em Cultura, Turismo e Economia Criativa. Consultor da 2LM - Consultoria e Treinamento. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Microeconomia, Métodos Quantitativos e Finanças, atuando nos seguintes temas: microeconomia aplicada, finanças, microeconometria.

José Márcio dos Santos, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (2004) e mestrado em Economia do Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atuou como professor nos cursos de economia da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Economia Brasileira, Economia Regional, Macroeconomia e Economia do Trabalho.

Publicado

2017-04-25

Cómo citar

Diniz Leroy, F. L., & dos Santos, J. M. (2017). Será possível um crescimento regional independente? uma abordagem utilizando vetores auto-regressivos. Revista Econômica Do Nordeste, 39(3), 395–410. https://doi.org/10.61673/ren.2008.478

Número

Sección

Artigos