ANÁLISE DOS TRANSBORDAMENTOS NAS EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO: BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA - BRIC

Autores/as

  • Irene Domenes Zapparoli Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Adriano Martins de Souza Universidade Estadual de Londrina.
  • Umberto Antonio Sesso Filho Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Rogério Alves Brene Universidade Estadual Norte do Paraná – UENP
  • Márcia Regina Gabardo da Câmara Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2018.555

Palabras clave:

Transbordamentos. BRIC. Emissão de CO2

Resumen

O objetivo é estimar a poluição dos países signatários do BRIC, no ano de 2009, calculando quanto é gerado, direta e indiretamente de emissões de CO2, para cada unidade monetária produzida para a demanda final, por setores da economia. A matriz insumo-produto, usando a base de dados do World Input-Output Database (WIOD), permite calcular os transbordamentos ocorridos nas emissões de CO2. Os resultados mostraram que, no caso do Brasil, as atividades que envolvem os setores de transporte foram as que apresentaram a maior participação nas emissões, sendo estes os setores mais poluentes. No caso dos outros três países analisados, China, Índia e Rússia, o setor de Eletricidade, Gás e Água foi classificado como o setor mais poluente, pois apresentou a maior participação nas emissões no período analisado. Outros resultados importantes indicam que grande parte das emissões do Brasil provenientes do aumento da sua produção, é transbordada para outros países, sendo este um indicativo da dependência brasileira de insumos importados.

Biografía del autor/a

Irene Domenes Zapparoli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (1981), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Estudos de doutorado no Institute of Education / London University (2001 a 2004) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (2007). Atualmente é Professor Associado A do Departamento de Economia e do Programa de Mestrado em Economia Regional, Coordenadora da Especialização de Economia Ambiental da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em estudos socioeconômicos e cultural, atuando nos seguintes temas: resíduos sólidos, eficiência energética, parcelamentos de lotes urbanos, negociação e gestão de créditos de carbono e perícias ambientais.

Adriano Martins de Souza, Universidade Estadual de Londrina.

Discente do Mestrado em Economia Regional do Departamento de Economia da UEL

Umberto Antonio Sesso Filho, Universidade Estadual de Londrina

Coordenador de Programa de Mestrado em Economia Regional, Departamento de Economia - UEL

 

 

Paulo Rogério Alves Brene, Universidade Estadual Norte do Paraná – UENP

Coordenador do Curso de Ciências Economia da Universidade Estadual Norte do Paraná – UENP

Márcia Regina Gabardo da Câmara, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Mestrado em Economia Regional, Departamento de Economia - UEL

Publicado

2018-04-11

Cómo citar

Zapparoli, I. D., Souza, A. M. de, Sesso Filho, U. A., Brene, P. R. A., & Câmara, M. R. G. da. (2018). ANÁLISE DOS TRANSBORDAMENTOS NAS EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO: BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA - BRIC. Revista Econômica Do Nordeste, 49(1), 149–164. https://doi.org/10.61673/ren.2018.555

Número

Sección

Artigos