Análise do desenvolvimento multidimensional dos municípios brasileiros nos anos de 2000 e 2010

Autores/as

  • Marcio Marconato Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Marina Silva da Cunha Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.628

Palabras clave:

Desenvolvimento, Análise fatorial, Cluster.

Resumen

O nível de desenvolvimento de um município permite conhecer as condições de vida de sua população. O objetivo do presente estudo é analisar o nível de desenvolvimento multidimensional dos municípios brasileiros e comparar sua evolução entre os anos de 2000 e 2010. Para tanto, foi utilizada como metodologia a análise fatorial e a análise de cluster. Os resultados mostram que grande parte dos municípios localizados nas regiões Norte e Nordeste estava concentrada em clusters considerados de baixo desenvolvimento no ano de 2000. No entanto, no ano de 2010 houve uma melhora significativa nos indicadores socioeconômicos e muitos dos municípios apareceram nos agrupamentos de melhor desenvolvimento econômico. Uma análise por porte de município mostrou que os municípios pequenos foram os que mais apresentaram avanços no período, pois, pouco mais de 44% estavam localizados em agrupamentos considerados de desenvolvimento elevado. O estudo conclui que ao longo de uma década os municípios com menor índice de desenvolvimento têm apresentado significativa melhoria e proporcionado qualidade de vida mais adequada a sua população, porém ainda é necessário esforço por parte do poder público em elaborar políticas que gerem empregos e de combate à violência em diversos municípios brasileiros.

Biografía del autor/a

Marcio Marconato, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010) e mestrado em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Atualmente é doutorando em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, Econometria Espacial e Desenvolvimento Econômico.

Marina Silva da Cunha, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1993), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado na Universidade de Brasília (2006). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (DCO/UEM). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho e Economia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, distribuição de renda, pobreza e políticas públicas sociais.

Publicado

2017-07-26

Cómo citar

Marconato, M., & Cunha, M. S. da. (2017). Análise do desenvolvimento multidimensional dos municípios brasileiros nos anos de 2000 e 2010. Revista Econômica Do Nordeste, 47(2), 111–129. https://doi.org/10.61673/ren.2016.628

Número

Sección

Artigos