Desconcentração regional da renda e sustentabilidade aplicadas ao semiárido brasileiro

Autores/as

  • Mauro Márcio Oliveira Universidad Complutense de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.644

Palabras clave:

Planejamento regional, Sustentabilidade, Região Semi-árida, Desenvolvimento regional, Sustentabilidade compartida.

Resumen

O paradigma do desenvolvimento nacional foi alterado definitivamente com a introdução das questões do meio ambiente. Ainda assim, o conceito de sustentabilidade não fecundou apropriadamente o planejamento do desenvolvimento regional. A suposição, para tanto, é que o conceito de sustentabilidade pertence a uma categoria bastante genérica para as necessidades do planejamento do desenvolvimento regional. Para suprir essa lacuna conceitual, propõe-se o termo “sustentabilidade compartida” como elemento da esfera ambiental apropriado para instrumentalizar o planejamento regional, com especial indicação para aquelas regiões que sofrem de acentuadas restrições ambientais. Este conceito enlaça a regulação da pressão humana sobre os recursos naturais regionais a uma estratégia nacional de redistribuição da renda, levando em conta que uma região deve, ao mesmo tempo, desenvolver uma ação afirmativa de suas características e estimular as redes que a vinculam às demais regiões, ao resto do país e ao mundo. Acredita-se que o conceito, tal como formulado, se aplica aos problemas específicos do Semi-árido brasileiro, tomado como referência neste estudo.

Biografía del autor/a

Mauro Márcio Oliveira, Universidad Complutense de Madrid

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1971), especialização em Estatística, pela PUC do Rio Grande do Sul (1972); especialização em desenvolvimento regional, pelo ILPES/CEPAL (1973); mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1980) e doutorado em Economia Internacional e Desenvolvimento, pela Universidad Complutense de Madrid (2003). Foi Consultor Legislativo para assuntos de Agricultura e Economia Pública, tendo atuado intensamente na elaboração da Constituição Federal de 1988. Atualmente é Consultor independente, associado ao SBPC, editor do Boletim Regional, do Ministério da Integração Nacional. Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração Econômica; Política Regional, rogramação, monitoria e avaliação de Políticas Públicas. Já publicou 10 livros e quase uma centena de artigos técnicos e científicos.

Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Oliveira, M. M. (2017). Desconcentração regional da renda e sustentabilidade aplicadas ao semiárido brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 37(2), 234–247. https://doi.org/10.61673/ren.2006.644

Número

Sección

Artigos