Para uma análise comparativa das cadeias produtivas da saúde de Aracaju e Recife: uma primeira aproximação

Autores/as

  • Abraham Benzaquén Sicsú Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE
  • Carlos Alberto da Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • César Ricardo Siqueira Bolaño Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Luiz Marcos de Oliveira Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Vaneide Ferreira Lopes Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.649

Palabras clave:

Saúde-Cadeia produtiva, Saúde-Aracaju, Saúde- Recife, Cadeia produtiva da saúde-Aracaju, Cadeia produtiva da saúde-Recife.

Resumen

O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados de uma análise comparativa preliminar entre o Pólo Médico de Recife e a Cadeia Produtiva da Saúde em Aracaju. Pretende explicitar as bases de um projeto integrado de pesquisa que poderá levar a um diagnóstico comum, tomando em conta as eventuais complementaridades, sinergias e possibilidades de articulações interinstitucionais. O marco teórico utilizado procura articular uma Crítica da Economia Política do Conhecimento e da chamada Sociedade da Informação, tal como proposto em outros trabalhos dos autores, à análise dos determinantes espaciais do desenvolvimento.

Biografía del autor/a

Abraham Benzaquén Sicsú, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo(1976), especialização em Garantia de Controle de Qualidade pelo Instituto Brasileiro da Administração da Qualidade(1977), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco(1980) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas(1985). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO da Universidade Federal de Pernambuco, Diretor Presidente do Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e Revisor de periódico da Navus Revista de Gestão e Tecnologia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial. Atuando principalmente nos seguintes temas:Energia, Mudancas Tecnologicas, Planejamento.

Carlos Alberto da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Recebeu títulos de Bacharel em Matemática pela UFPB (1985), Mestre em Economia pela mesma universidade (1997) e, Doutorado em Engenharia de Produção pela UFPE (2005). Atualmente é Professor Titular da Unidade Acadêmica de Economia da Universidade Federal de Campina Grande (UAECON/UFCG). Desenvolve pesquisa na área de Economia e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação. Coordena o Grupo de Pesquisa GiTecPB - Grupo Inovação, Tecnologia e Pesquisa na Paraíba. Editor da Revista Lynaldo, Pesquisa & Inovação.

César Ricardo Siqueira Bolaño, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Comunicação Social Com Habilitação Em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Geral da Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, economia, economia política, informação e telecomunicações.

Luiz Marcos de Oliveira Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Luiz Marcos de Oliveira Silva é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe - DEE/UFS (2003) e mestre em Desenvolvimento Econômico na área de Economia Social e do Trabalho pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas ? IE/UNICAMP (2006) e Doutorando em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2015-). Economista do quadro efetivo da UFS, foi Coordenador de Controle de Custos da instituição entre 2006 e 2010, Diretor Administrativo do Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho (Campus de Lagarto) de maio de 2009 até janeiro de 2012, Coordenador Geral de Planejamento entre janeiro e novembro de 2012 e Assessor do Reitor de novembro de 2012 a maio de 2013. Foi Secretário de Implantação do Campus e atualmente responde pela Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Pesquisador Associado do Grupo de Pesquisa "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento", atuou em 7 projetos de pesquisa e se dedica a área de economia, com ênfase em políticas sociais e mercado de trabalho. Organizou o livro "Economia Política, Trabalho e Conhecimento em Saúde", publicado pela Editora UFS. É autor de 7 capítulos de livros, 8 artigos em periódicos e diversos trabalhos em anais de eventos científicos. Interagiu com dezenas de colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Sua monografia de graduação recebeu o VI Prêmio Sergipe de Monografia e o XII Prêmio Brasil de Economia.

Vaneide Ferreira Lopes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Bacharelado Em Ciencias Economicas pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente participa dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudo em Desenvolvimento Regional(NEDER) da Universidade Federal de Campina Grande, na linha de pesquisa Ciência, Tecnologia&Iniovação do grupo Estudos em Sociologia da Propriedade Intelectual na linha de pesquisa propriedade Intelectual e Desenvolvimento Regional. Tem experiência nas áreas: Economia, com ênfase em Mudanças Tecnológica, Teoria Macroeconômica e Microeconômica, Economia Política, Economia Brasileira, Economia Industrial, Economia da Inovação e Métodos e Técnicas de Pesquisa;e Engenharia de Produção com ênfase em Gestão da Inovação,Gestão do Conhecimento, Sistemas de Produção, Gestão, Ferramentas e Sistemas da Qualidade e Gestão de Projetos.

Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Sicsú, A. B., da Silva, C. A., Bolaño, C. R. S., Silva, L. M. de O., & Lopes, V. F. (2017). Para uma análise comparativa das cadeias produtivas da saúde de Aracaju e Recife: uma primeira aproximação. Revista Econômica Do Nordeste, 37(2), 187–203. https://doi.org/10.61673/ren.2006.649

Número

Sección

Artigos