Análise do desempenho das exportações brasileiras de sisal e derivados para o período de 1999 a 2008

Autores/as

  • Felipe de Figueiredo Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Paloma Santana Morais Pais Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Antônio Carvalho Campos Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.71

Palabras clave:

Sisal e Derivados, Exportações, Constant Market Share.

Resumen

Analisa o desempenho das exportações de cordéis de sisal e de outras fibras, bem como das de sisal e outras fibras brutas, no período de 1999 a 2008. Esses produtos, apesar de pouco expressivos na balança comercial brasileira, são sócio e economicamente importantes para as regiões produtoras. A análise empreendida consiste na aplicação do Índice de Orientação Regional, do Índice de Vantagem Comparativa Revelada e do modelo Constant Market Share. Para a aplicação do último método, dividiu-se o período observado em três subperíodos a partir dos dados da United Nation Commodity Trade (Uncomtrade) e da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). Os resultados indicam que a demanda por esses produtos oscila ao longo do tempo, que o Brasil apresenta vantagem comparativa apenas nas exportações de sisal e outras fibras brutas e que a entrada de novos importadores, como a China, e a continuada e dominante presença dos Estados Unidos foram muito importantes para explicar o desempenho das exportações.

Biografía del autor/a

Felipe de Figueiredo Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada na Universidade Federal de Viçosa e doutorando pelo mesmo programa. É bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência na área de Economia, especialmente Organização Industrial.

Paloma Santana Morais Pais, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduada em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Doutoranda pela mesma instituição.

Antônio Carvalho Campos, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Engenharia Agronômica, Diversificação em Economia Rural, pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1969), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1971) e doutorado em Agricultural Economics - Oklahoma State University (1978). Pós-doutorado em Applied General Equilibrium - Purdue University (1990). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Viçosa, onde leciona as disciplinas de Economia Internacional I e II para o Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada e a disciplina de Relações Internacionais para a Graduação. As linhas de pesquisa atualmente desenvolvidas pelo docente contemplam: Políticas Públicas e Desenvolvimento; Competitividade, Integração Econômica, Globalização e Interdependência de Mercados e Cenários Macroeconômicos Internacionais. Na primeira, avalia os aspectos relacionados com a formação, evolução e distribuição da renda, os fatores condicionantes da mudança tecnológica e os efeitos das políticas de intervenção do Estado na atividade econômica. Na segunda, aborda os impactos da formação de acordos regionais de comércio, das negociações multilaterais no âmbito da Organização Mundial do Comércio - OMC, da cooperação internacional no crescimento econômico e as estratégias comerciais brasileiras. Finalmente, na terceira, estuda temas e problemas associados com os efeitos de choques externos, provenientes de variações nas taxas de juros e de câmbio, e, ainda, os efeitos de mudanças nos fluxos internacionais de capital e do investimento direto estrangeiro no Brasil. Foi Técnico-Pesquisador da EMBRAPA, Ministério da Agricultura, lotado na sede do Ministério em Brasília. Atuou como membro efetivo do Ministério da Agricultura junto ao Conselho Interministerial de Preços - CIP. Foi presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Seguridade Social AGROS da UFV e, também, seu Diretor Geral. Assumiu várias posições na administração das atividades acadêmicas na UFV. Na área de integração institucional, coordenou vários convênios de pesquisa entre a UFV e outras instituições brasileiras. Na área de cooperação internacional, foi Coordenador Nacional de Projeto dentro do Programa CAPES/FIPSE, que visa o desenvolvimento de projetos comuns de intercâmbio para a educação superior entre o Brasil e os Estados Unidos da América. Em novembro de 2007, foi empossado como membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, na Cadeira No. 6, patrono Vilfredo Pareto.

Publicado

2016-04-19

Cómo citar

Silva, F. de F., Pais, P. S. M., & Campos, A. C. (2016). Análise do desempenho das exportações brasileiras de sisal e derivados para o período de 1999 a 2008. Revista Econômica Do Nordeste, 44(2), 437–450. https://doi.org/10.61673/ren.2013.71

Número

Sección

Artigos