Mudanças recentes na estrutura de produção agropecuária do Nordeste

Autores/as

  • Adriano Provezano Gomes Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • José Luiz Alcantara Filho Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Paulo Roberto Scalco Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.76

Palabras clave:

Produtividade total dos fatores, mudança tecnológica, produção agropecuária.

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as mudanças recentes ocorridas na agropecuária do Nordeste brasileiro, identificando as fontes de alterações na produtividade total dos fatores.Usa dados das 187 microrregiões nordestinas, no período de 1996 e 2006. Para calcular as mudanças na produtividade total dos fatores, utiliza o índice de Malmquist, o qual pode ser decomposto em mudanças na eficiência técnica e tecnológica. Verifica que, em 52% das microrregiões nordestinas, ocorreu ganho na produtividade dos fatores. Nas regiões onde ocorreu redução na produtividade, explica que houve perda considerável de eficiência produtiva, uma vez que, em todas elas, registrou-se progresso tecnológico.Classifica as mudanças tecnológicas em poupadoras de capital ou de trabalho. Constata que predomina a mudança tecnológica poupadora de trabalho em 80% das microrregiões, e que essa nova dinâmica na produção agropecuária do Nordeste teve impacto significativo no uso dos fatores, reduzindo a elasticidade de produção do trabalho e aumentando a do capital.

Biografía del autor/a

Adriano Provezano Gomes, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Teoria Econômica, com ênfase em Microeconomia e Métodos Quantitativos em Economia. Atua principalmente nos seguintes temas: modelos de análise de eficiência, políticas públicas, economia do consumidor e economia agrícola.

José Luiz Alcantara Filho, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e com Mestrado em Desenvolvimento Econômico pelo departamento de Economia da UFV, atualmente é professor Assistente I da Universidade Federal Fluminense e doutorando da Escola de Serviço Social da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Economia Política, Economia Agrária, Desenvolvimento Econômico Economia do Setor Público e Políticas sociais.

Paulo Roberto Scalco, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor de economia na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás - UFG. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, atuando principalmente nos temas: análise de poder de mercado, defesa da concorrência, políticas públicas, complexo lácteo e também com experiência nos temas de segurança pública, criminalidade, cluster e matriz insumo-produto.

Publicado

2016-04-19

Cómo citar

Gomes, A. P., Alcantara Filho, J. L., & Scalco, P. R. (2016). Mudanças recentes na estrutura de produção agropecuária do Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 44(2), 489–506. https://doi.org/10.61673/ren.2013.76

Número

Sección

Artigos