Evolução das telecomunicações no Brasil, 1950–2001: o caso da telefonia

Autores/as

  • Rogério de Assis Teixeira Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Silvia Harumi Toyoshima Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2003.816

Palabras clave:

Telecomunicações-Brasil, Telecomunicações- Regulamentação, Telecomunicações-história-Brasil, Telecomunicações-Serviços, Telecomunicações- Privatização, Telecomunicações-Investimento.

Resumen

O objetivo do artigo é fazer um histórico das telecomunicações no Brasil, focalizando os serviços
de telefonia, desde os anos 1950 até 2001. O estudo apresenta as principais alterações da regulamentação desses serviços no país e os seus impactos sobre o desempenho do setor, destacando-se o período pós-privatização. A partir de meados de 1998, quando se inicia tal processo, há uma crescente participação do capital estrangeiro no setor e uma melhoria sensível na oferta dos serviços de telefonia. O possível impacto negativo sobre as contas externas, no entanto, não é muito visível até o presente momento.

Biografía del autor/a

Rogério de Assis Teixeira, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2007). Pós-graduação lato sensu em Controladoria pela PUC/MG(2003) e em Gestão Fiscal pelo Centro Universitário Newton Paiva(2004). É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2001). Tem experiência como consultor em Administração Pública, principalmente nas áreas de Planejamento Governamental (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Público), Contabilidade Pública,Finanças Públicas, Prestação de Contas e Lei de Responsabilidade Fiscal. Leciona as disciplinas Economia, Gestão Econômica e Tributária no Brasil, Gestão Orçamentária e Financeira, Planejamento Governamental, Contabilidade Pública,Prestação de Contas e Lei de Responsabilidade Fiscal.

Silvia Harumi Toyoshima, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1986), doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Viçosa. Foi coordenadora do Programa de Mestrado em Economia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição de renda, crescimento, pobreza, geração de emprego e renda e inovação.

Publicado

2018-01-04

Cómo citar

Teixeira, R. de A., & Toyoshima, S. H. (2018). Evolução das telecomunicações no Brasil, 1950–2001: o caso da telefonia. Revista Econômica Do Nordeste, 34(1), 150–178. https://doi.org/10.61673/ren.2003.816

Número

Sección

Artigos