A RELAÇÃO ENTRE CIDADES PEQUENAS E MÉDIAS DO NORTE E NORDESTE BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS SPILLOVERS DA RENDA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Autores/as

  • Jucileide Ferreira Herminio Programa de Pós- Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste (PPGECON- UFPE/ CAA)
  • Lucilena Ferraz Castanheira Corrêa Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste (UFPE/ CAA)
  • Wellington Ribeiro Justo Universidade Regional do Cariri (URCA). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Carlos Alberto Gomes Amorim Filho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.878

Palabras clave:

Programa Bolsa Família, Cidades pequenas e médias, Spillover espacial

Resumen

As políticas de transferência de renda existentes no Brasil são instrumentos importantes contra os problemas de desigualdade social no país, dentre elas, o Programa Bolsa Família, desponta como o programa social de maior abrangência no território nacional. Diante desse contexto, o objetivo do presente trabalho é analisar o efeito spillover decorrente da renda do Programa Bolsa Família na relação entre as cidades pequenas e médias das regiões Norte e Nordeste do país. A metodologia empregada tem como cerne regressões de painéis espaciais, onde busca identificara presença do transbordamento da renda dessa política de cunho social e os possíveis canais de transmissão desse efeito nos espaços objetos desse estudo. Os resultados encontrados mostraram que há indicações significativas de efeitos spillovers espaciais a partir da taxa de crescimento da renda do Programa entre as categorias de cidades mencionadas e que a magnitude do efeito de transbordamento se dá em maior grau entre as cidades pertencentes à região Nordeste e de porte pequeno, dado que, para elas, o benefício da política é ainda mais importante na dinâmica das atividades econômicas. Além disso, foram encontrados clusters municipais nas duas macrorregiões ao longo dos anos analisados.

Biografía del autor/a

Jucileide Ferreira Herminio, Programa de Pós- Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste (PPGECON- UFPE/ CAA)

Mestra em Economia pelo Programa de Pós- Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste. Especialista e Planejamento Tributário pela AVM Faculdade Integrada. Graduada em Economia pela Universidade Federal da Bahia.

Lucilena Ferraz Castanheira Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste (UFPE/ CAA)

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco/ Campos Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA).

Wellington Ribeiro Justo, Universidade Regional do Cariri (URCA). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Professor Associado da Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA).

Carlos Alberto Gomes Amorim Filho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA).

Publicado

2019-08-14

Cómo citar

Herminio, J. F., Corrêa, L. F. C., Justo, W. R., & Amorim Filho, C. A. G. (2019). A RELAÇÃO ENTRE CIDADES PEQUENAS E MÉDIAS DO NORTE E NORDESTE BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS SPILLOVERS DA RENDA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. Revista Econômica Do Nordeste, 50(2), 115–132. https://doi.org/10.61673/ren.2019.878

Número

Sección

Artigos